10 Questões Inéditas de Sintaxe do Português

Texto 1

Uma companhia aérea da Europa decidiu “inovar”. Devido à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, ela encerrou o contrato de toda a equipe de comissários de bordo e avisou que os pilotos é que vão fazer o serviço de cabine a partir de segunda-feira (20). As informações são do site da Business Insider.

De acordo com a reportagem, a Icelandair, da Islândia, foi bastante afetada pela crise econômica. Se, em maio do ano passado, ela teve 419 mil passageiros, no mesmo mês deste ano, foram somente 3.100.

Como resultado, a companhia passou por um processo de reestruturação financeira e buscou renegociar alguns contratos, incluindo os dos funcionários que fazem o serviço de bordo. Só que aí veio um impasse com o sindicato do setor, e não houve acordo.

  1. No último período, o termo ‘acordo’ exerce a função de sujeito.
  2. O termo ‘de bordo’ é complemento nominal do substantivo ao qual se refere.
  3. O termo isolado por vírgulas ‘da Islândia’, no segundo parágrafo, exerce a função de aposto explicativo.
  4. A expressão ‘em maio do ano passado’ exerce a função de adjunto adverbial.
  5. A oração ‘que os pilotos é que vão fazer o serviço de cabine a partir de segunda-feira’ exerce a função de complemento direto.

Texto 2

A XPrize, uma fundação que promove concursos para responder a problemas mundiais, criou uma competição para engajar jovens na busca de soluções para a pandemia do novo coronavírus. O concurso, lançado essa semana, promete pagar 1 milhão de dólares a jovens entre 15 e 24 anos que proponham uma máscara facial que caia no gosto do público.

O desafio é financiado pelo empresário Marc Benioff, criador da Salesforce, e pelo apresentador Jim Cramer, da rede americana de televisão CNBC. Jovens de qualquer país podem participar. Três projetos serão selecionados por um grupo de especialistas. O prêmio de 1 milhão de dólares será dividido entre eles. As máscaras vencedoras serão então enviadas a fabricantes para a produção em escala.

Para passar no teste, as máscaras precisam ter filtragem com eficiência equivalente à das máscaras cirúrgicas e responder a pelo menos cinco das dez principais razões que levam as pessoas a não usarem máscara, levantadas por uma pesquisa realizada pela organização do prêmio. Além de terem um fator de estilo extra que ajude a promover o uso do acessório.

  1. O termo ‘a problemas mundiais’ exerce a função de complemento indireto.
  2. No segundo parágrafo, o termo ‘Jim Cramer’ exerce a função de aposto.
  3. Na oração ‘As máscaras vencedoras serão então enviadas a fabricantes para a produção em escala’, a preposição ‘a’ pode ser substituída pela preposição ‘para’.
  1. O termo ‘pelo empresário Marc Benioff’ exerce a função de complemento nominal.
  1. No segundo parágrafo, o termo ‘país’ poderia ser flexionado no plural ‘países’, mantendo-se a correção da frase e o sentido original do período.

     

1. Gabarito: item errado
O verbo ‘houve’ constitui uma oração sem sujeito, devendo, por isso, ficar no singular. O termo ‘acordo’ é o seu complemento.

2. Gabarito: item errado
O termo ‘de bordo’ está conectado ao substantivo concreto ‘comissários’. Por isso, é adjunto adnominal.

3. Gabarito: item errado
Quando uma locução adjetiva, referindo-se a um substantivo, está isolada por vírgulas, ela exerce a função de adjunto adnominal explicativo. O termo ‘explicativo’ se refere ao seu valor semântico, mas a função é ‘adjunto adnominal’.

4. Gabarito: item certo
Esse termo, isolado por vírgulas, exerce a função de adjunto adverbial. O que pode ser comprovado com a análise do seu valor semântico de tempo.

5. Gabarito: item certo
A oração, destacada no enunciado, exerce a função de complemento direto do verbo transitivo que antecede.

6. Gabarito: item certo
O termo destacado é o complemento do verbo ‘responder’, o qual exige a preposição ‘a’, o que faz dele um verbo transitivo indireto.

7. Gabarito: item certo
O termo ‘Jim Cramer’ é um substantivo que especifica o sentido de outro, anteposto. O que faz com que exerce a função de aposto especificativo. Lembre-se sempre de que ‘aposto’ é um termo substantivo que possui relação com outro termo substantivo.

8. Gabarito: item certo
Com o termo ‘enviadas’ – forma nominal do verbo ‘enviar’ -, as duas preposições estão corretas: a e para.

9. Gabarito: item errado
O termo destacado exerce a função de ‘agente da passiva’, pois pratica a ação expressa pela estrutura de voz passiva ‘é financiada’. Quem financia? O empresário Marc Benioff.

10. Gabarito: item errado
A substituição de ‘país’ por ‘países’ obrigaria a troca de ‘qualquer’ por ‘quaisquer’, para se estabelecer a adequada concordância nominal.