6 editais de concursos da área policial com banca e 15 mil vagas

Pelo menos seis editais de concurso da área policial podem ser publicados a qualquer momento ofertando 15.103 vagas.

Um levantamento realizado pela equipe de jornalismo da Zero Um Concursos indica que estão prestes a publicar edital a Polícia Militar de São Paulo, Pará e Goiás e as Civis de São Paulo e Rio de Janeiro.

As corporações já definiram as bancas organizadoras dos seus concursos. O próximo passo é a publicação do edital que tem atrasado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Alguns estados, inclusive, têm publicado comunicados adiando a realização de concursos bem como o congelamento do vencimento dos editais.

Inclusive, o mais recente a definir banca foi a Polícia Militar do Pará. O Iades, Instituto Americano de Desenvolvimento, foi definido como banca organizadora 2.405 vagas para Soldado (Praças) e Oficial.

Além disso, a Polícia Civil declarou o Instituto AOCP como banca vencedora da licitação de escolha da organizadora do concurso. Serão ofertadas quase 1500 vagas para diversas carreiras. 

Vagas ofertadas

A seguir você confere o número de vagas que serão ofertadas nos próximos editais:

PM SP

A Polícia Militar de São Paulo definiu a Fundação Vunesp como banca organizadora do concurso para o cargo de Soldado. Serão ofertadas 5400 vagas para a carreira que serão ofertadas em pelo menos dois editais. Já é tradição a Vunesp realizar concursos de órgãos do estado de São Paulo.

PC SP

A mesma banca, Vunesp, será a organizadora do concurso da Polícia Civil de São Paulo. O Governo do estado já havia mencionado que a expectativa é que sejam ofertadas 2.939 vagas para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Agente. Assim como na PM, a Polícia Civil também deve publicar mais de um edital até 2022.

PC RJ

No estado do Rio de Janeiro, a Polícia Civil deve ofertar no seu próximo concurso 864 vagas para os cargos de Agente, Escrivão, Investigador, Perito Legista, Perito Criminal, Papiloscopista, Técnico e Auxiliar de Necropsia e Delegado. A organização ficará por conta do Instituto AOCP e do Instituto Acesso.

PM GO

Em Goiás, há uma expectativa muito grande de que o edital seja publicado. Isso porque desde maio de 2018 o Instituto AOCP está definido como banca organizadora do certame. A previsão é que sejam ofertadas 2000 vagas para os cargos de Soldado e Cadete, que exigem formação em nível médio e superior.

Confira todos os concursos policiais que estão previstos para acontecer nos próximos meses. São mais de 25 mil vagas previstas até 2020.