Como estudar Português para Concursos

Esse artigo é destinado tanto a alunos iniciantes, quanto a candidatos experientes em provas, pois a língua portuguesa é um poço de conhecimento sem fundo para qualquer estudante, inclusive para profissionais do ensino

Não há ser humano que possa dizer: “Sei tudo sobre língua portuguesa!”. Porém, todos podem estudar com competência e objetividade os itens de um edital e fazer uma excelente prova, alcançando, assim, a sonhada aprovação.

 Primeiro, é preciso paciência e controle da ansiedade. Saber que existe um passo a passo a ser seguido e respeitá-lo é fundamental, e esse passo a passo nem sempre corresponderá à ordem que está presente nos itens um edital. Por exemplo, eu recomendo que a primeira matéria a ser estudada deva ser classe gramatical. Ela nos fornece base para quebrar alguns paradigmas escolares equivocados e para entender o restante do curso. Nos editais, o primeiro item tem grande chance de não ser classes de palavras.

Estude todas as classes gramaticais (com exceção do verbo, verbo não é um assunto introdutório!).  Depois, parta para o estudo do sujeito (reconhecimento, tipos e relações de concordância). Após isso, o seu assunto será transitividade/ regência verbal.  Esses três passos lhe garantirão entender classes gramaticais e o domínio da estrutura SVC. O que já representa muuuuita coisa.

Grava aí! 1. Classes Gramaticais. 2. Tudo sobre o sujeito (inclusive concordância). 3. Transitividade verbal (também chamada de predicação verbal)

Nunca se esqueça de que você está estudando para concorrer com pessoas por meio de uma prova, ou seja, a ÚNICA maneira de se preparar de verdade para o dia da prova é resolver milhares de questões é. Só assim você entenderá a mente do examinador, o que é a sua grande intenção e o seu maior desafio.

Faça questões preferencialmente da banca que organizará o seu concurso, e questões atuais, por favor.

Escolha o melhor estímulo de captação de conteúdo, aquele que é compatível com o seu perfil: PDF, livro, videoaula, aula presencial… Independentemente de sua escolha, saiba que sem resolução questões você não saíra do lugar!  Eu recomendo que você escolha mais de um estímulo, por exemplo, videoaula + PDF ou presencial + livro.

Nunca deixe de perguntar a um professor quais são os assuntos preferidos de cada banca e nunca deixe de lado a prática de questões de interpretação de texto, ela é fatalmente um dos assuntos mais cobrados em qualquer prova.

Tenho certeza de que todos poderão mandar muito bem na prova, desde que saibam estudar, respeitem seus limites e se desafiem o tempo todo.

FAÇAM MUITOS EXERCÍCIOS!