Concurso para delegado da PCES é cancelado


A Polícia Civil do Espírito Santo atendeu recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e cancelou o concurso público para o cargo de delegado iniciado em 2019. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial, em instrução de serviço assinada pelo diretor-geral José Darcy Santos Arruda. De acordo com a assessoria da PCES, a viabilidade de um novo concurso está sobre análise da corporação.

A decisão pelo cancelamento do concurso foi tomada após análise do parecer da PGE, que verificou a incapacidade técnica do Instituto Acesso em dar continuidade ao certame, situação revelada na segunda etapa do concurso, quando foram constatadas diversas inconsistências na correção das provas, como: não atribuição de pontuação a todos os candidatos em razão da anulação de questão; não divulgação dos nomes dos integrantes da banca examinadora e a não fundamentação do ato administrativo de eliminação dos candidatos de acordo com a jurisprudência do STJ.

O contrato firmado entre o Instituto Acesso e o Estado do Espírito Santo previa que toda a arrecadação proveniente das inscrições seria destinada diretamente à banca organizadora, como forma de pagamento pelo serviço prestado. Desta forma, o ressarcimento aos candidatos será de responsabilidade do Instituto.