Concurso PC GO: Delegado-Geral solicita nova seleção

O Delegado-Geral da Polícia Civil do estado de Goiás (PC GO), Odair José Soares, enviou uma solicitação ao governo para que um novo concurso seja realizado para a Polícia Civil de Goiás.

No pedido contam cargos de Agente e Escrivão de Polícia Civil, funções que mais defasadas no estado em relação ao efetivo da corporação.

Segundo dados coletados através do documento enviado ao governo, aos quais a Zero Um Concursos teve acesso, menos da metade dos cargos previstos em lei encontra-se preenchida.

Acompanhe neste artigo os principais detalhes sobre a real situação do quadro de servidores da PC GO e quando um novo concurso pode ser realizado para o estado.

Resumo da notícia!

  • Delegado geral da PC GO solicita novo concurso para servidores;
  • MP recomenda realização de novo certame;
  • Déficit atual gira em torno dos 1600 cargos vagos;
  • Cargos de Agente e Escrivão estão entre os cargos mais defasados;
  • Ainda não há previsão de quando um novo concurso aconteça;
  • Último concurso aconteceu em 2016
  • Foram ofertadas 500 vagas para Agente, Escrivão e Delegado;
  • CURSO PC GO
  • Concursos Policiais

Qual o déficit atual de servidores na PC GO?

A situação é preocupante para as duas principais carreiras da Polícia Civil de Goiás: Agente e Escrivão.

Segundo a lei que estabelece o quantitativo mínimo de policiais ativos, para a carreira de Escrivão (840) e Agente (1.136), apenas 181 escrivães e 233 agentes estão em atividades.

Dessa forma, hoje, estão ociosos 659 cargos da primeira carreira e 903 da segunda, alcançando a quantidade de 1.562 vagas abertas.

Ainda de acordo com o Odair José, embora o Estado esteja em regime de recuperação fiscal, a realização de concurso público não prejudicará a retomada do crescimento econômico.

Isso porque o certame pode ser realizado, tão somente, para a reposição do efetivo, com o preenchimento das vagas ociosas decorrentes de vacância, e não para o incremento do número efetivo a partir do preenchimento de novos cargos criados.

O documenta aponta ainda um dado preocupante: 101 municípios goianos não possuem sequer um único representante da Polícia Civil.

Nesses locais, resta inviabilizada a atuação da corporação, a não ser que os interessados se desloquem para o município mais próximo, em que haja unidade da PCGO instalada, ou que a Polícia Militar, deixando desprovida de policiamento ostensivo a região, apresente os envolvidos em fatos típicos-penais na unidade mais próxima.

Quais as novidades sobre o concurso da PC GO?

Em fevereiro de 2018, a Promotoria de Justiça recomendou a Secretaria de estado de Gestão e Planejamento (Segplan) que publique um edital concurso da Polícia Civil de Goiás o quanto antes.

Mas não foi dado prosseguimento. A recomendação do MP do estado informa ainda que o quadro de vagas da Polícia Civil não acompanhou o crescimento populacional de Goiás dos últimos 30 anos.

O documento também revela que 50% das vagas do órgão estão vagas e que 30% dos aprovados no último concurso de 2013 já saíram da instituição.

O Ministério Público também recomendou, a época, que a PC GO faça o remanejamento dos servidores já existentes de modo que todas as delegacias de Goiás tenham pelo menos um agente de polícia ou escrivão para realizar atendimento.

Atualmente, o serviço é feito por comissionados ou funcionários cedidos por prefeituras. O órgão pede ainda que as delegacias situadas em cidades sedes de comarca tenham ao menos um delegado, um escrivão e dois agentes de polícia disponíveis para atendimento.

O prazo para cumprimento desses itens é de 60 dias. A publicação informa que 43 cidades sedes de comarca não têm um delegado e nove delas não contam com equipe completa.

Vagas solicitadas para o concurso PC GO

Foram solicitadas 1.449 vagas para a realização de um novo concurso da Polícia Civil de Goiás, o concurso PC GO.

Se autorizadas, o concurso ofertará 198 oportunidades para o cargo de Delegado de Polícia, 343 para Escrivães e 908 para Agentes.

Ainda segundo o projeto absolutamente técnico, tem-se concurso finalizado e homologado para a carreira de Delegado, contemplando 113 aprovados que aguardam nomeação.

Nesse sentido, seria necessário um novo certame para preenchimento de 85 vagas na carreira.

Já nas carreiras com maior evasão, é necessária a contratação de todas as vagas mencionadas.

No entanto, devido a calamidade financeira que o estado enfrenta e do regime de recuperação fiscal aprovado, poder-se-ia promover a contratação de servidores em três certames diversos, realizados anualmente, ou com a periodicidade fixada pelas instâncias devidas pelo Governo Estadual.

O que precisa para ser um Policial Civil em Goiás?

Para se tornar um Policial Civil no estado de Goiás é necessário que o candidato, além de passar em todas as etapas do concurso PC GO, precisa seguir os seguintes critérios:

  • Mínimo de 18 anos;
  • Formação em Nível Superior;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria “B”.

O subsídio inicial, indicado na época, foi de R$ 1.500,00, valor que não corresponde mais ao oficial, que agora é de R$ 5.700,00 conforme sanção da Lei nº 20.421/2019, que extingue a terceira classe.

O regime jurídico dos profissionais são: Lei Estadual nº 10.460/1988 (Estatuto dos Servidores Efetivos do Estado de Goiás) e a Lei Estadual nº 16.901/2010 (Lei Orgânica da PC-GO).

O que faz um Agente da PC GO?

O Agente da Polícia Civil de Goiás tem como função efetuar diligências a fim de prender criminosos; apreender objetos furtados e localizar pessoas; fazer investigações, realizar rondas noturnas e diurnas; policiar zonas impróprias para menores; dar plantão.

Além disso, cabe ao agente seguir elementos suspeitos da prática de infração penal; fazer coletas de informações; prender infratores em flagrante ou em virtude de mandado da autoridade competente.

É função também do Agente da PC GO conduzir pessoas à presença da Autoridade de Polícia Judiciária, quando necessário ao esclarecimento de fatos delituosos; elaborar relatório das investigações realizadas; dirigir viaturas policiais e zelar pela sua conservação e limpeza; desempenhar outras tarefas compatíveis com as atribuições do cargo.

O que faz um Escrivão da PC GO?

É dever do Escrivão da Polícia Civil de Goiás reduzir a termos ocorrências, declarações e depoimentos; expedir intimações, citações e notificações.

Sua função caba ainda redigir portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins etc., preencher guias para identificação, recolhimento e soltura de presos; protocolar ofícios, requerimentos e representações.

Também é dever do Escrivão catalogar e arquivar em pastas próprias todos os documentos relativos ao serviço; organizar os livros de cargas e descargas de remessa de autos, de conclusões de inquéritos e de ofícios, documentos e demais papéis dos cartórios policiais.

São atribuições do Escrivão da PC GO dar plantão; lavrar termos de fiança e recolher respectivos valores às repartições competentes, dentro do prazo legal; organizar mapas de estatísticas policiais; acompanhar autoridades policiais em suas diligências.

Além ainda de fornecer certidões, mediante despacho da autoridade policial; executar os trabalhos de datilografia/digitação necessários ao desempenho de suas funções; desempenhar outras tarefas compatíveis com as atribuições do cargo.

Quais as etapas do concurso da Polícia Civil de Goiás?

Os candidatos inscritos no último concurso da Polícia Civil de Goiás, PC GO, foram avaliados por:

  1. Prova objetiva (eliminatória);
  2. Prova Discursiva (eliminatória e classificatória);
  3. Avaliação Médica (eliminatória);
  4. Avaliação de Aptidão Física (eliminatória);
  5. Exame Psicotécnico (eliminatória);
  6. Prova prática de digitação (para Escrivão); e
  7. Avaliação de vida pregressa e investigação social.

Como é a prova do concurso Polícia Civil Goiás

As provas do concurso da PC são compostas de duas partes: uma objetiva e outra discursiva.  Na prova objetiva, os candidatos aos cargos de Agente e Escrivão respondem a 70 questões. Já os candidatos ao cargo de Delegado respondem a 100 questões.

O que cai na prova da PC GO?

A seguir você confere as disciplinas cobradas no último concurso da Polícia Civil de Goiás, PC GO.

Conhecimentos básicos (para todos os cargos):

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática

Conhecimentos gerais (para todos os cargos):

  • Legislação Penal Extravagante
  • Legislação Específica

Conhecimentos Específicos (p/ Agente e Escrivão):

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal

Como é a prova discursiva do concurso da PC GO?

Já a Prova Discursiva terá o valor de 20 (vinte) pontos. Haverá a elaboração de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, e terá como conteúdo programático a cobrança de conhecimentos específicos.

São considerados aprovados na prova discursiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 8 (oito) pontos.

TAF do concurso da Polícia Civil de Goiás?

Só participam dessa etapa, aqueles que forem aprovados em todas as fases anteriores e aptos na avaliação médica.

  • Flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino),
  • Impulsão horizontal (sexos masculino e feminino) e
  • Corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino).

Último concurso PC GO

O concurso foi realizado em 2016 e com proibição de cadastro de reserva, o certame ofereceu  500 vagas para postos de agente e escrivão substituto. Da oferta total, 220 foi para a função de Escrivão e as 280 vagas restantes são para a função de Agente.

O organizador do certame foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Detalhes concurso PC GO

  • Concurso Polícia Civil Goiás
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: Delegado; Escrivão; Agente
  • Escolaridade: nível superior
  • Número de vagas: 1.336 cargos vagos
  • Remuneração: Entre R$ 5 mil e R$ 19 mil
  • Situação: MP RECOMENDOU
  • Previsão p/ publicação do edital: 2021/2022
  • Link dos últimos editais: Agente e Escrivão  – Delegado

A Zero Um Concursos possui cursos direcionados para sua aprovação, com professores altamente qualificados. Clique no botão abaixo e inicie agora mesmo sua preparação para ingresso na área policial. Aqui você tem a certeza do melhor negócio e garantia da aprovação para essa grande oportunidade.

DETALHES SOBRE O CONCURSO

Instituição: Polícia Civil de GO
Banca organizadora: a definir
Cargos: Vários cargos
Escolaridade: Nível Superior
Nº de vagas: 550 vagas
Remuneração: R$ 5,7 mil
Situação: AGUARDADO
Previsão edital: 2020
CURSOS PCGO

Receba notícias!