Concurso PC RN: governadora promete novo edital em breve!

O próximo concurso Polícia Civil RN pode ter seu edital publicado ainda em 2020. Em live transmitida pelo YouTube nesta segunda-feira (10), a governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT) voltou a garantir a realização do certame, que conta com 301 vagas para os cargos de delegado, escrivão e agente.

Fátima Bezerra manteve a promessa de realizar o concurso, segundo ela devido ao grande déficit de policiais na corporação. “Firmamos um acordo para a realização do concurso da PCRN. Agora, no contexto da pandemia, tivemos uma dificuldade, pois nós voltamos as atenções para a assistência à população. Mas o compromisso do concurso está mantido”, comentou.

A governadora disse ainda que a delegada-geral da PCRN, Ana Cláudia Saraiva Gomes, e a secretária de Administração do Estado, Virgínia Ferreira, já estão cuidando dos trâmites para o edital seja publicado o quanto antes.

Secretaria descentralizou realização do Concurso da PCRN

A Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh) do Rio Grande do Norte decidiu descentralizar a realização do certame da PC RN, deixando o processo de elaboração do certame a cargo da própria corporação.

De acordo com a secretária Virgínia Ferreira a medida foi tomada devido aos atrasos provocados pela pandemia do coronavírus (Covid19), que prejudicou o andamento de concursos tidos como prioritários pelo governo potiguar. A ideia é dar celeridade à realização do concurso, previsto para ter seu edital publicado ainda em 2020.

Apesar da descentralização, ainda não há uma data confirmada para realização do concurso, que vai depender da evolução do enfrentamento ao novo coronavírus e das medidas de contenção.

Adepol/RN cobra urgência no concurso da PC RN

Com o terceiro menor efetivo de delegados no País, o Rio Grande do Norte tem urgência na realização do Concurso da Polícia Civil. O dado alarmante fez parte de um levantamento realizado pela Associação de Delegados de Polícia do RN (Adepol/RN) junto a entidades da classe de todo o Brasil.

Atualmente são 155 delegados para uma população com mais de 3,5 milhões de habitantes.  Quando feita a proporção da quantidade de delegados por habitante, o Rio Grande do Norte fica em quarto lugar entre os estados com o pior índice, com uma taxa de 4,42 delegados para cada grupo de 100 mil habitantes.

De acordo com a entidade dos delegados, o estado está há mais de dez anos sem realizar concurso para delegados, agentes e escrivães, com o último certame para a PC RN sendo concluído em outubro de 2010.

Comece a estudar!

Estudando para concursos das carreiras policiais? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem conta com uma metodologia diferenciada e aprovou os primeiros colocados no concurso policial mais concorrido do país: a Polícia do Senado!

DETALHES DO CONCURSO

Instituição: Polícia Civil do Rio Grande do Norte
Banca organizadora: a definir
Cargos: Delegado, Agente e Escrivão 
Escolaridade: Nível Superior
Número de vagas: previsão de 301 vagas
Remuneração: até R$ 23 mil (no topo da carreira)
Situação: DEFININDO BANCA
publicação do edital: 2020
Edital Polícia Civil RN
CURSO PC RN