Concurso PCRN: reunião discute projeto que aumenta número de candidatos na 2ª etapa

A delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), Ana Cláudia Saraiva, e o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, participaram de uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado, nesta terça-feira (29), para tratar do projeto de lei que solicita a revogação de dispositivo da Lei Complementar Estadual nº 270/2004.

“Viemos mostrar a importância desse projeto e pedir celeridade da Assembleia. Esperamos que mais candidatos possam ser avaliados. No formato atual da Lei, apenas pouco mais que 1.500 inscritos teriam essa possibilidade, o que limita a aprovação posterior nas demais fases do concurso”, disse a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva.


No projeto, enviado à Assembleia no dia 23 de setembro e que tramita com caráter de urgência por pedido da governadora Fátima Bezerra (PT), o Executivo pretende retirar o dispositivo da Lei Orgânica e do Estatuto da PCRN que determina a correção das provas discursivas apenas dos candidatos que obtiverem nível de acerto na prova objetiva igual ou superior a 50%, com limite máximo de cinco vezes a quantidade de vagas disponíveis.

Foi esclarecido ao presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e outros participantes que o projeto pretende ampliar o número de candidatos que irão passar da primeira para a segunda fase.

“Este é um tema de fundamental importância para o nosso Estado, todos os deputados têm consciência da necessidade desse concurso para a segurança pública do RN. Esta tem sido, inclusive, uma reivindicação antiga e comum nesta Casa”, disse Ezequiel Ferreira durante o encontro.

Vagas e Cadastro Reserva

O concurso da PCRN, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai oferecer 301 vagas, sendo 230 oportunidades para agentes, 47 para delegados e 24 para escrivães. O edital será publicado até o dia 31 de outubro.

Em uma live realizada no Instagram no início de setembro, a delegada-geral disse que essas convocações serão imediatas, mas outros aprovados serão convocados para o curso de formação e comporão o cadastro-reserva do concurso, em quantidade ainda não definida pela direção da PCRN.

Resumo do concurso Polícia Civil RN

  • Órgão: Polícia Civil do Rio Grande do Norte
  • Banca organizadora: FGV
  • Cargos: Delegado, Agente e Escrivão 
  • Escolaridade: Nível Superior
  • Número de vagas: previsão de 301 vagas
  • Remuneração: até R$ 23 mil (no topo da carreira)
  • Situação: BANCA DEFINIDA
  • publicação do edital: 2020
  • Edital Polícia Civil RN
  • CURSO PC RN

Comece a estudar!

Estudando para concursos das carreiras policiais? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem conta com uma metodologia diferenciada e aprovou os primeiros colocados no concurso policial mais concorrido do país: a Polícia do Senado!

DETALHES DO CONCURSO

Instituição: Polícia Civil do Rio Grande do Norte
Banca organizadora: FGV
Cargos: Delegado, Agente e Escrivão 
Escolaridade: Nível Superior
Número de vagas: previsão de 301 vagas
Remuneração: até R$ 23 mil (no topo da carreira)
Situação: BANCA DEFINIDA
publicação do edital: Até 31 de outubro de 2020
Edital Polícia Civil RN
CURSO PC RN