Concurso PM CE: Governador anuncia que orçamento garante novo certame para soldados!



A Polícia Militar do Ceará realizará um novo concurso público para a carreira de soldado. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Camilo Santana. O certame foi reafirmado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Andre Costa, em entrevista à TV Cidade.

Governador Camilo Santana afirma que orçamento do estado está garantido para realização de concursos das polícias civil e militar — Foto: José Leomar/SVM

O governador afirmou que o orçamento para 2020 no Ceará garante verba para realização de concursos público para a Polícia Civil e Polícia Militar. Camilo afirmou ainda que homologou os concursos da Secretaria da Educação e Ematerce, realizados em 2018.

“A previsão é que tenhamos mais um [concurso] para a Polícia Militar e outro para a Polícia Civil. Estamos analisando concursos para a Semace [Superintendência Estadual do Meio Ambiente], para a Secretaria da Fazenda e para a Saúde Pública”, afirmou.

Camilo Santana afirmou também que em 2020 serão convocados profissionais selecionados nos concursos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Secretaria da Cultura (Secult). O governador confirmou ainda novos concursos já previstos no orçamento de 2020.

Requisitos concurso PM CE

Para concorrer ao cargo é necessário ensino Médio Completo ou curso médio/técnico equivalente, comprovado por meio de certificado, devidamente registrado, de conclusão do curso, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. A remuneração inicial bruta é de R$ 3.134,58. Além do nível médio, os candidatos precisam possuir, na data da inscrição no Curso de Formação, idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30; habilitação categoria “B”; e no mínimo 1m62cm de altura, se candidato do sexo masculino, e 1m57cm de altura, se candidata do sexo feminino.

Último concurso PM CE

O último concurso para a corporação aconteceu em 2016 e ofertou 4.200 vagas para soldado. A banca organizadora da seleção foi o Instituto AOCP.

O último concurso PM CE foi dividido em três etapas. A primeira foi a fase intelectual, com a aplicação de provas objetivas; a segunda fase incluiu exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico e, a terceira etapa do certame foi o Curso de Formação Profissional, que inclui avaliação psicológica, teste de capacidade física, investigação social e avaliação final do curso de formação profissional, sendo todas de caráter eliminatório.

Os candidatos tiveram que resolver na prova 120 itens de Língua Portuguesa (20), Atualidades (10), Matemática (10), Raciocínio Lógico (5), Informática (15) e Conhecimentos Específicos (60).

Etapas do último concurso PM CE
Etapas do último concurso PM CE

Detalhes concurso PM CE:

  • Concurso: Polícia Militar do Ceará (PM CE)
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: Soldado
  • Escolaridade: nível médio
  • Área: Policial
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: R$ 3 mil
  • Situação: ANUNCIADO
  • Previsão p/ publicação do edital: 2020
  • Link do último edital