Concurso PM GO: sem previsão, cerca de 13 mil vagas ociosas podem ser triplicadas em 2020!



A realidade é alarmante da falta de efetivo na carreira policial do Estado de Goiás. A Polícia Militar enfrenta uma forte crise em seu quadro. Atualmente, há um déficit de 13 mil soldados e cidades menores precisam conviver com a frequência do medo e sensação de insegurança. O deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), que presidiu audiência pública no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), disse que o déficit de policiais militares, hoje, em Goiás, já é de cerca de 13 mil.

“Acreditamos que essa demanda de 13 mil policiais será triplicada até 2020”, enfatizou.

O levantamento dos dados foi feito com base no “Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros”, estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) utilizando dados dos 26 estados e Distrito Federal. Com 425 mil homens e mulheres como servidores, a média do Brasil é hoje de um policial para cada 473 habitantes.

Prepare-se para o concurso PM GO! Com o déficit crescente de soldados e cadetes, quem deseja ingressar na corporação já pode adiantar os estudos, já que o edital é questão de tempo. Para ajudar nesta preparação, a Zero Um Concursos preparou um curso completo, com uma metodologia inovadora que, com certeza, irá te acompanhar na aprovação! Clique abaixo e confira!

Curso Completo para PMGO AQUI

Na outra ponta, há casos em que a tropa não é nem sequer metade do efetivo fixado em lei. Em Goiás, onde há a maior distorção, o efetivo era de quase 12 mil militares, quando o número previsto em lei supera os 30 mil –38,9% do ideal.

Nos últimos anos, as tropas também foram se reduzindo em muitos casos. Onze unidades viram o número de efetivo cair, entre elas, a do Estado de Goiás.

Alteração no efetivo e remanejamento concurso PM GO

O Plenário da Assembléia Legislativa do Goiás aprovou o Projeto de Lei nº 1.045/2018, do Poder Executivo, que altera a quantidade de cargos do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM). 

Com o PL aprovado, a corporação terá um remanejamento de suas vagas para cabo e soldados das 1ª, 2ª e 3ª classe.

O projeto tem como objetivo distribuir melhor o efetivo da PM GO e assim possibilitar a realização do concurso PM GO, que foi anunciado para soldado de 3ª classe e cadetes. 

O projeto altera o quantitativo de vagas nos cargos, que agora será distribuído da seguinte forma: fica reduzido em 1.375 a quantidade de vagas para cabo, 2.300 o de soldado de 1ª Classe, já o soldado de 2ª Classe vai receber um acréscimo de 1.675. O cargo de soldado de 3ª Classe foi extinto e assim, automaticamente, a patente fica alterada para 2ª Classe. 

O atual governador, José Eliton, ainda explica, “Trata-se, portanto, de mero remanejamento de vagas de um para outro cargo”. 

Concurso PM GO já conta com autorização e organizador

Em publicação no Diário Oficial do Estado do dia 4 de julho, ficou instituída a comissão interna do concurso PM GO encarregada pelos tramites burocráticos, como definição da organizadora, do certame. De acordo com a Portaria nº 0747/2017/SSP, está confirmada a oferta de 2.000 vagas, sendo 1.920  para o cargo de Soldado QPPM 3ª Classe e 80 para Cadete PM. 

O extrato de contrato com a banca organizadora foi publicado no Diário Oficial do Estado em maio e definiu o Instituto AOCP como organizador do concurso PM GO. A portaria confirma que o concurso vai ofertar 2.000 vagas.

Contrato para realização do concurso PM GO

Soldado do concurso PM GO

O concurso PM GO é uma excelente oportunidade para quem tem o sonho de ingressar na área policial. São oportunidades para ambos os sexos. O  candidato precisa tenha nível superior em qualquer área, além de idade entre 18 e 30 anos e estatura mínima de 1,65m no caso dos homens e 1,60m para as mulheres. 

A carga mínima é de 42 horas semanais, com dedicação integral e exclusiva. Entre as atribuições dos futuros soldados está a de polícia ostensiva no estado de Goiás.  As vagas para a função estão divididas pelos municípios de Luziânia, Goiânia, Anápolis, Goiás, Posse, Itumbiara, Rio Verde, Iporá, Uruaçu e outras.

Cadete do concurso PM GO

Para concorrer a função de Cadete é necessário bacharelado em direto, idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 29 (vinte e nove) anos na data de incorporação/inclusão/matrícula e idade não superior a 32 (trinta e dois) anos quando na promoção ao primeiro posto, quando Civil, se Militar, 32 (trinta e dois) anos na data de matrícula e idade não superior a 35 (trinta e cinco) anos quando na promoção ao primeiro posto. 

A remuneração inicial do concurso PM GO para os futuros cadetes é de R$ 5.401,43.

Inscritos no último concurso PM GO

A seleção para o concurso PM GO, realizada em janeiro, contou com 41.829 inscritos para 2.500 vagas nos postos de soldado de 3ª classe e cadete. Foram 26.961 inscritos no posto de Soldado de 3ª classe, no sexo masculino, para um total de 2.178 vagas, em todas as cidades-sede, o que gera, em média, 12 por vaga.

As maiores concorrências nesse cargo são para as cidades de Goiás e Iporá, com uma média de 20 participantes para cada vaga disponível.

Para os candidatos ao posto de Soldado de 3ª classe do sexo feminino, o concurso PM GO contou com 7.876 inscritos para um total de 242 vagas, também em todas as cidades-sede (relação candidato/vaga de 32,5). A concorrência mais expressiva é na cidade de Iporá, onde há 57 candidatas para cada vaga.

Etapas do concurso PM GO

As etapas do concurso PM GO do ano retrasado devem ser mantidas, sendo os candidatos avaliados por meio de provas objetivas, além de exame discursivo.

Aprovados nas provas passarão ainda por teste de avaliação física, avaliação médica e psicológica, avaliação da vida pregressa e investigação social. Os candidatos nomeados foram submetidos a curso de formação profissional, de responsabilidade da PM GO. 

Matérias concurso PM GO

O conteúdo do concurso PM GO é extenso e o tempo escasso. Um fator positivo é que o edital passado não deve sofrer alterações.

Com isso, pelo menos oito disciplinas vão compor as provas iniciais dos Soldados da PM GO:

  • Língua Portuguesa,
  • Realidade étnica, social, histórica,geográfica,cultural, política e econômica do Estado de Goiás;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direito Penal Militar;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Legislação Extravagante.
Matérias concurso PM GO

Detalhes concurso PM GO:

  • ConcursoPolícia Militar de Goiás (Concurso PM GO)
  • Banca organizadora: AOCP Concursos Públicos
  • Cargo: Soldado; Cadete
  • Escolaridade: Nível superior 
  • Número de vagas: 2.000
  • Remuneração: Até R$ 5.401,43
  • Situação: autorizado pela última gestão
  • Previsão para publicação do edital: não há
  • Link do último edital

Estudando para concursos das carreiras policiais? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem conta com uma metodologia diferenciada e aprovou os primeiros colocados no concurso policial mais concorrido do país: a Polícia do Senado!