Concurso PM PI: Secretaria de Segurança confirma edital para março e 1.040 vagas!

Polícia Militar do Estado do Piauí (Concurso PM PI) confirmou à equipe de Comunicação da Zero Um Concursos (veja nota abaixo) que abrirá um novo  concurso público. De acordo com a pasta, o edital será anunciado até março, com oferta de 1.000 vagas para soldados e 40 para oficiais da corporação. A demanda se deve ao recém-criado 21º Batalhão de Polícia de Altos e os demais batalhões.

Confirmação assessoria de imprensa SSPP-PI

O anúncio foi feito na última segunda-feira, 20, pelo governador, após a assinatura do decreto de criação do 21º Batalhão pelo governador Wellington Dias. A unidade, segundo o governo, além do município com 40 mil habitantes, vai beneficiar as várias cidades ao entorno, como Pau D’Arco, Coivaras, Alto Longá, Beneditinos, Santo Antônio e São João da Serra.

De início, serão colocados à disposição mais dez policiais militares, que se somarão aos 24 que atuam em Altos. O concurso PM-PI, no entanto, trará reforços para a unidade.

“Tenho certeza de que os resultados serão positivos, com a diminuição significativa da violência na região”, destacou o governador Wellington Dias.

Segundo informação repassada pelo comandante geral da corporação, Lindomar Castilho, o objetivo é repor saídas que estão programadas.

A declaração do comandante geral foi dada em uma entrevista ao site GP1. Ainda de acordo com o comandante, o concurso PM PI precisaria do aval do Governo do Estado. No entanto, o coronel disse que o governo cuida no momento das finanças do estado. Por isso, Castilho entende que, em um melhor momento, o pedido do novo concurso para Polícia Militar será avaliado.

Requisitos e atribuições do soldado concurso PM PI

A função de soldado da PM PI requer dos candidatos: ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir altura mínima de 1,60 m (homem) e 1,55 (mulher); ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos no período da inscrição; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homem); possuir CNH categoria “AB”, entre outros requisitos.

O Soldado terá que realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

Último concurso PM PI

O último concurso realizado pela PM PI foi realizado em 2017. A oferta foi de 400 vagas para nível médio, com remuneração inicial de R$ 3,1 mil. Os candidatos passaram por cinco etapas, sendo elas:

  • primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de prova escrita objetiva, que será aplicada de forma coletiva, conforme critérios estabelecidos no edital do certame;
  • b) segunda etapa, de caráter eliminatório, constará de exame de saúde (médico e odontológico), conforme critérios estabelecidos no edital;
  • c) terceira etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o teste de aptidão física e constará de exame atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto no edital;
  • d) quarta etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de exame psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no edital;
  • e) quinta etapa, também de caráter eliminatório, consistirá na investigação social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como na vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos no edital.

Os aprovados foram lotados em Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí.

A prova contou com questões de Língua Portuguesa (14 questões), Matemática (07 questões), Conhecimentos Gerais (12 questões) e Noções de Informática, todas com peso 01. Além disso, as avaliações contaram com questões de Legislação da PMPI (07 questões) e Noções de Direito (13 vagas), ambas com peso 02.

Detalhes do concurso PM PI:

  • Concurso: Polícia Militar do Piauí (PM PI)
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: Soldado
  • Escolaridade: nível médio
  • Área: Policial
  • Número de vagas: 1.040
  • Remuneração: R$ 3,1 mil
  • Situação: AUTORIZADO PELO GOVERNO
  • Previsão p/ publicação do edital: 2020
  • Link do último edital