Concurso Polícia Civil PB: Secretário faz estudos para realização do certame!

No dia 26 de outubro de 2019, foi publicado no Diário Oficial do Estado a Lei nº 11.471 de 25 de outubro de 2019 que estabelece a autonomia financeira e administrativa da Polícia Civil do estado da Paraíba (Concurso PC PB). O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes, anunciou na última terça-feira (28), que está sendo realizado um estudo com vistas à realização de um concurso público para a corporação.

“Está sendo feito um levantamento do número de vagas em todos os setores, bem como os funcionários que estão para se aposentar e todos esses dados serão levados ao conhecimento da equipe econômica do governador para podermos apresentar um embasamento que justifique a realização do concurso que será realizado dentro dos limites financeiros do Estado”, explicou o secretário.

De acordo com Jean Nunes, é preciso cuidar dos policiais que todos os dias arriscam suas vidas para garantir a segurança da população. “O governador João Azevêdo sabe muito bem disso, pois sempre tratou a todos de igual para igual, com muito respeito e atenção, por isso tenho certeza que se houver condições financeiras ele autorizará a realização deste concurso”, finalizou.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, confirmou durante entrevista, que o concurso da Polícia Civil está no plano de governo, entretanto apontou a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O governador falou da promoção de 791 policiais civis oferecendo para eles melhores condições de trabalho. Porém também citou o tempo que não tem concurso para categoria, o número crescente de policiais aposentados e que precisa repor os quadros. 

João Azevêdo citou os limites que precisam ser estabelecidos, não só os financeiros, mas a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Os cargos programados são os seguintes:

Delegado de Polícia: Executar atividades de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração policial civil, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais.

Perito Oficial Criminal: Executar atividades técnico-científicas de nível superior, de direção, coordenação, planejamento, de controle técnico-administrativo no âmbito do Instituto de Polícia Científica, de descobertas, de defesa, de recolhimento e de exame de vestígios em procedimentos pré-processuais e judiciários.

Agente de Investigação: Executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais.

Escrivão de Polícia: Dar cumprimento às formalidades processuais; lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação.

Papiloscopista: Executar as atividades de classificação, pesquisas e arquivamento de impressões digitais, bem como proceder a identificação civil e criminal, inclusive com a utilização de sistemas tecnológicos e de informáticas modernos.

Técnico em Perícia: Executar atividades de auxilio e apoio ao Perito Criminal.

Necrotomista: Executar as atividades de auxílio e apoio aos Peritos Médico-Legal e Odonto Legal.

Motorista Policial: Conduzir a viatura policial responsabilizando por sua manutenção e conservação; executar atividades de apoio ao Agente de Investigação bem como na movimentação e escolta de preso, guarda de valores e pertences.

Último concurso PC PB

Realizado em 2008, o concurso ofertou 1.1662 vagas para carreiras de nível médio e superior, sendo 253 para a primeira e 909 para a segunda. Os cargos que exigiam nível superior eram os de Delegado de Polícia, Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico-Legal, Perito Oficial Odonto-Legal e Perito Oficial Químico Legal Agente de Investigação e Escrivão de Polícia. Já os de nível médio eram de Papiloscopista, Técnico em Perícia, Necrotomista e Motorista Policial.

A organização foi do Cespe/UnB e avaliação dos candidatos contou com prova objetiva, prova discursiva, exames laboratoriais e médicos, prova de capacidade física, avaliação psicológica e avaliação de títulos (para algumas carreiras).

Confira abaixo mais detalhes sobre o último edital da seleção!

Detalhes concurso Polícia Civil PB:

  • Concurso: Polícia Civil da Paraíba (Concurso PC PB)
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: nível médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: até R$ 9 mil
  • Situação: ANUNCIADO
  • Previsão p/ publicação do edital: 2020
  • Link dos último edital