Concursos Policiais: são 25.199 vagas para concursos no país

Parece até mentira, mas até o ano de 2022 estão previstas mais de 22 mil vagas para os concursos policiais. Dúvida? Reunimos o status de todos os concursos das Polícias Militar, Civil e das mais diversas carreiras da segurança pública do país.

Sabemos que passar em concurso não é uma tarefa fácil. Além de muito estudo e dedicação, é preciso estar muito bem informado para o planejamento.

E foi pensando nisso que reunimos nessa página tudo, exatamente TUDO: onde vai ter concurso, os estados que possuem banca definida e estão prestes a publicar edital, autorizações e muito mais.

Não deixe de acompanhar todas as novidades para ficar informado e planejar os seus estudos. E, se achar válido, sugerimos até que salve nos favoritos para consultar sempre que possível.

Atualizaremos esta página sempre que surgirem novas informações. A pandemia do novo coronavírus deu um freio nos concursos, mas tem novidade toda semana.

Otimize a sua preparação e conte com a Zero Um Concursos para você estar entre os primeiros.

Tá afim de ficar informado? Então, vamos nessa! A jornada é longa e dura, mas não é impossível. 

policial rodoviário federal em rodovia
Concursos Policiais – PRF

Concursos Policiais – Esfera Federal

Vamos começar com os concursos das carreiras policiais mais concorridos do país: os cargos de nível federal. Os concursos da Esfera Federal são os mais procurados por quem sonha com uma oportunidade na segurança pública.

Já pensou se tornar um Policial Federal?? E quem nunca sonho em se tornar um PRF?? Se liga nas informações que disponibilizamos nesta seção e confira o status dos próximos concursos policiais em nível federal.

Concurso PRF: Há um pedido protocolado no Ministério da Economia. A solicitação pede novo edital com a oferta de 2,772 vagas. Segundo o governo, a ideia é abrir um edital por ano com 1.000 vagas. Atualmente há 2.7583 cargos vagos na PRF.

Concurso Polícia Federal: atualmente há um pedido da corporação para que seja realizado um novo concurso para a PF. A solicitação pede 2.508 vagas para todas os cargos da PF.

Concurso Senado Federal (Policial Legislativo): o Senado Federal deve realizar em breve um novo concurso. Isso porque o órgão já está com concurso autorizado e com banca em definição. Serão ofertadas 40 vagas para cargos de Técnico e Analista. Entre os cargos está o cargo de Policial Legislativo.

Concurso Depen: o Departamento Penitenciário Nacional está com edital publicado na praça. São ofertadas 309 vagas para o cargo de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal e Agente Federal de Execução Penal. As provas devem acontecer em setembro.

policiais militares de São Paulo em formação
Concursos Policiais – Polícia Militar

Concursos Policiais – Polícia Militar

Outra carreira policial muito procurada é a posição de Policial Militar. Há duas carreiras a seguir na PM: a de soldado combatente e a de oficial, carreiras que exigem formação em Nível Médio e Superior, respectivamente.

Nesta parte do levantamento, você vai poder conferir a previsão dos concursos policiais das Academias de Polícia Militar espalhadas por todo o país. E para facilitar ainda mais a sua navegação e pesquisa pelo a PM que procura, separamos as notícias por região do país.

CURSOS PARA PM

Região Sudeste

Concurso PMERJ: governador anunciou a oferta de 2 mil vagas em um novo edital de concurso. Em cerimônia realizada no ano passado, o governador afirmou, ainda que deve contratar 375 soldados aprovados no concurso PMERJ de 2014.

Concurso PM SP: atualmente há um edital publicado para o cargo de Oficial da Polícia Militar de São Paulo. Porém, as inscrições para o certame foram suspensas assim como as etapas do concurso. O edital oferta 130 vagas para o cargo de Aluno-Oficial.

Concurso PMMG: publicado em novembro do ano passado, o edital ofertou 160 vagas para Oficial. As provas estão previstas para acontecer em abril de 2020, mas foram suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. Ainda não há indicativo de quando a prova deve acontecer.

Concurso PM ES: embora ainda não haja previsão de que um novo concurso aconteça a curto prazo, o Projeto de Lei Orçamentária prevê despesas para a realização de concurso público.

Região Centro-Oeste

Concurso PM GO: com banca definida, o Instituto AOCP, a previsão é que a Polícia Militar do estado realize concurso com a oferta de 2.000 vagas. As oportunidades são para os cargos de Soldado e Cadete.

Concurso PMDF: há indícios de que novo concurso possa acontecer em breve. Isso porque o Secretário de Segurança Distrital informou que haverá a necessidade de novas contratações porque o índice de servidores se aposentarem nos próximos anos é alto.

Concurso PM MS: a previsão na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul é que o próximo concurso oferte vagas para Solado, Oficial e Oficial Especialista Capelão. Ao todo serão 438 vagas. São 388 vagas para o cargo de Soldado e 50 vagas para Oficiais.

Concurso PM MT: desde 2018 governo, secretaria de segurança e sindicato discutem a recomposição do quadro pessoal. Atualmente, há uma comissão trabalhando no concurso para o cargo de Oficial sem previsão de publicação doe edital.

Região Sul

Concurso PM SC: o concurso da Polícia Militar de Santa Catarina também foi marcado por polêmicas e irregularidades. O Ministério Público chegou a receber denúncias de candidatos sobre a organização da INCAB, no dia da aplicação das provas. Mas o concurso andou mesmo com os relatos.

Concurso Brigada Militar RS: publicado no ano passado, o edital do concurso da PM RS ofertou 200 vagas. As provas chegaram a ser suspensas pelo TCE na época. As 200 vagas foram para o cargo de Capitão, cargo que exige formação em nível superior.

Concurso PM PR: com edital publicado para 2.400 vagas, o Governo do Estado teve que adiar a data das provas. A decisão veio em razão da pandemia da Covid-19. Não há previsão de quando a prova deve acontecer.

Região Nordeste

Concurso PM PI: o governador do estado suspendeu os trâmites de realização do concurso até que o estado de emergência do Coronavírus acabe. De acordo com o governo, o edital será anunciado até março, com oferta de 1.000 vagas para soldados e 40 para oficiais da corporação.

Concurso PM CE: a secretaria de segurança e o governo do estado já anunciaram que realizarão um concurso para a Polícia Militar do Estado. Serão oportunidades para Soldado e Oficial. A previsão é que sejam ofertadas 2.500 vagas, que serão divididas para dois concursos.

Concurso PM AL: a Polícia Militar de Alagoas programa para até o ano que vem a abertura de um novo concurso público para soldados da corporação. A informação é do governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, que anunciou as novas seleções para a segurança.

Concurso PM SE: ainda não há encaminhamento do concurso Polícia Militar de Sergipe. A informação mais atual é que o Plano Plurianual estabelece ações de políticas públicas para diversas áreas. Entre eles vai está o reforço do quadro pessoal da segurança pública.

Concurso PM BA: publicado no ano passado, o edital ofertou 1 mil vagas para o cargo de Soldado. O IBFC foi a banca organizadora do concurso que teve recentemente o resultado final divulgado. Não há previsão ou indicativo de novo concurso a curto prazo.

Concurso PM MA: publicado no ano de 2017, o edital de concurso da PM do Maranhão ofertou 1.171 vagas para os cargos de 1° Tenente e Soldado. O concurso teve a validade do concurso prorrogada até o ano de 2022. Não há previsão ou indicativo de novo concurso a curto prazo.

Concurso PM PB: publicado em 2018, o edital ofertou 900 vagas para o cargo de Soldado. As vagas foram direcionadas para locação nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Não há previsão ou indicativo de novo concurso a curto prazo.

Concurso PM PE: o último concurso Polícia Militar de Pernambuco aconteceu em 2018. Foram ofertadas 560 vagas para os cargos de Soldado e Oficial. A banca organizadora do concurso foi o IAUPE. Não há previsão ou indicativo de novo concurso a curto prazo.

Concurso PM RN: o último concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte aconteceu em 2018. O concurso está vigente até o ano de 2021. Na oportunidade, a banca IBADE foi a instituição à frente das etapas do concurso que ofertou 1.000 vagas.

Região Norte

Concurso PM AM: o governo autorizou a realização de concursos para a Polícia Militar do estado do Amazonas. A previsão é que sejam ofertadas 681 vagas para os cargos de Soldado e Oficial. Inclusive, o trâmite do concurso se encaminhou e já está em fase de escolha da banca organizadora.

Concurso PM TO: o governo informou à Zero Um que já está em tratativas com bancas organizadoras do certame. A previsão é que o concurso oferte 1.000 oportunidades para o cargo de soldado, de nível médio, para homens e mulheres.

Concurso PM PA: a Polícia Militar do estado do Pará chegou a iniciar os procedimentos de contratação da banca organizadora. Porém, o processo foi suspenso por duas vezes. Na segunda oportunidade, a justiça suspendeu o processo por decisão liminar em Mandado de Segurança.

Concurso PM RO: o concurso está autorizado com a oferta de 68 vagas. As oportunidades são para os cargos de Oficial Combatente, Oficial de Saúde e Oficial de Capelania. O despacho de autorização já foi publicado, porém, ainda não há previsão de quando o edital será publicado.

Concurso PM Acre: o edital do último concurso foi publicado em 2017 com a oferta de 230 vagas para o cargo de Soldado. Não há previsão ou indicativo de novo concurso a curto prazo.

Concurso PM AP: o último concurso realizado para a Polícia Militar do Amapá foi realizado em 2017. Foram ofertadas 1.200 vagas para o cargo de Soldado, sendo 300 imediatas e 900 em Cadastro de Reserva. Em abril deste ano, o governo prorrogou o certame por mais dois anos.

Concurso PM RR: o edital de 2018 ofertou 400 vagas para o cargo de Soldado. O concurso chegou a ser suspenso em meio a polêmicas e protestos. O certame segue vigente e, por isso, não há previsão ou indicativo de novo concurso a curto prazo.

concursos policiais - polícia civil
Concursos Policiais – Polícia Civil

Concursos Policiais – Polícia Civil

Já nesta etapa do levantamento que a equipe de jornalismo da Zero Um realizou, você vai poder conferir o statos dos concursos policiais das Academias de Polícia Civil de todo o país. São várias as oportunidades de ingresso na Polícia Civil. Na PC você pode ser Agente, Escrivão, Perito, Papiloscopista, Delegado, Investigador…

Cada cargo exige uma formação específica e possui atribuições distintas. Por isso, para decidir qual carreira seguir, você precisa estar bem decidido do que quer fazer. E, claro, ter familiaridade com a função que vai exercer na Polícia Civil.

Para facilitar a sua navegação, assim como fizemos com as Polícias Militares, separamos as notícias de concursos policiais da Polícia Civil por região brasileira.

CURSOS PARA PC

Região Centro-Oeste

Concurso PCDF: com edital publicado para o cargo de Escrivão, a PCDF está na iminência de soltar edital para Agente. Serão 1.800 vagas para a carreira que exige formação em Nível Superior e remuneração que pode chegar aos R$ 15 mil com a evolução da carreira.

Concurso PC GO: o Ministério Público recomendou a realização de um novo concurso para a PC GO em caráter de urgência para os cargos de Agente e Escrivão. A recomendação dá à secretaria de Segurança Pública o prazo de um ano para que o edital seja publicado.

Concurso Polícia Civil MT:  o último edital de concurso publicado para os cargos de Escrivão e Investigador foi em 2013. Ainda não há previsão de que um novo concurso aconteça em breve.

Concurso Polícia Civil MS: a Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul já trabalha na possibilidade de um novo concurso. Embora não haja indícios de edital para Escrivão e Investigador Estão autorizadas 170 vagas para cargos da Perícia Criminal.

Região Sudeste

Concurso Polícia Civil SP: com previsão de 2.939 vagas, o edital do novo concurso da PC SP já foi encaminhado pelo governo do estado. As oportunidades serão para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Agente. A Comissão, inclusive, já está formada.

Concurso Polícia Civil RJ: a Polícia Civil do Rio de Janeiro prevê realização de concurso para os cargos de delegado, escrivão, investigador, inspetor e cargos da área perito criminal, como técnico e auxiliar de necropsia. As carreiras exigem dos candidatos nível fundamental, médio e superior.

Concurso Polícia Civil ES: o último edital de concurso foi publicado no ano passado. Foram ofertadas 173 vagas para nível médio e superior. Atualmente, o concurso segue suspenso por conta da pandemia do coronavírus.

Concurso Polícia Civil MG: a intenção da PC MG em realizar um novo concurso é ofertar vagas para os cargos de médico-legista, perito criminal, analista e técnico administrativo. São as mesmas carreiras oferecidas no concurso de 2013, que contou com 1.497 vagas.

Região Sul

Concurso Polícia Civil PR: com edital publicado na praça, a PC PR oferta 400 vagas para os cargos de Delegado, Investigador e Papiloscopista. O governo agora trata sobre o adiamento das provas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Concurso Polícia Civil RS: o edital do último concurso da PC RS foi publicado em 2017. Foram ofertadas 1200 vagas para os cargos de Escrivão, Inspetor e Delegado. Fundatec foi a banca do certame do órgão que não tem previsão de publicar novo edital.

Concurso Polícia Civil SC: o último edital saiu em 2018 com 394 vagas, sendo 200 para o cargo de Agente e 194 para o cargo de Escrivão. O concurso segue vigente e não previsão de que um novo edital saia em breve.

Região Nordeste

Concurso Polícia Civil RN: a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte vai realizar um novo concurso com a oferta de 301 vagas para os cargos de delegado, escrivão ou agente. Os processos de contratação da banca organizadora, inclusive, estão em estágio final.

Concurso Polícia Civil Alagoas: a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas informou que prevê a publicação de edital apenas após a pandemia do coronavírus. A pasta disse que só será possível quando a situação estiver normalizada e for seguro para todos.

Concurso Polícia Civil CE: o secretário de Segurança Pública informou que deve realizar um concurso com a previsão de 1500 vagas. Mas o edital ainda não tem previsão de quando deve ser publicado.

Concurso Polícia Civil SE: o único indicativo de que haverá um novo concurso para PC SE é que o Plano Plurianual referente ao período de 2020 a 2023 prevê, entre outras coisas, a realização de ações focadas na segurança púbica do estado de Sergipe. Edital ainda não tem previsão de sair.

Concurso Polícia Civil Bahia: em fevereiro deste ano, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que realizará um novo concurso para a PC BA. Atualmente a corporação sofre com um déficit de servidores que ultrapassa os 2.500 cargos vagos.

Concurso Polícia Civil MA: publicado em 2017, o edital da PC MA ofertou 414 vagas distribuídas entre todas as carreiras da PC. O Cebraspe foi a organizadora do certame. O concurso segue vigente e não há previsão de que um novo aconteça, por enquanto.

Concurso Polícia Civil PB: a Secretaria de Defesa Social da Paraíba confirmou a realização de um novo concurso para a corporação. Ainda não a indicação de quantas vagas e quais cargos o edital deve contemplar.

Concurso Polícia Civil PE: a autorização para que um novo concurso aconteça na Polícia Civil de Pernambuco deve sair em breve. A realização do certame depende, apenas, do aval do governador Paulo Câmara. Por conta da pandemia da COVID-19, o edital deve atrasar.

Concurso Polícia Civil Piauí: publicado em 2018, o edital ofertou 350 vagas para os cargos de Delegado, Agente e Perito. A banca organizadora foi o NUCEPE. O concurso segue vigente e não previsão de que um novo edital saia em breve.

Região Norte

Concurso Polícia Civil Pará: com comissão formada, a PC PA realizará um novo concurso com a oferta de 1.500 oportunidades. As vagas são para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado, Investigador, Papiloscopista e você provavelmente está de olho em uma.

Concurso PC AM: decreto assinado pelo governador e publicado no Diário Oficial do Estado desde 2018, o novo edital do concurso ainda não tem previsão de sair. Porém, o decreto indica que serão ofertadas 424 vagas para Investigador, Escrivão, Delegado, Perito Criminal, Perito Legista, Perito Odontolegista, Auxiliar Perito e Padioleiro.

Concurso Polícia Civil Acre: Um novo concurso para a Polícia Civil do Acre já começa a ser trabalhada. O Governo do Acre publicou a comissão que ficará responsável pelos novos concursos da Polícia Civil. No entanto, o novo concurso ainda não está confirmado.

Concurso Polícia Civil RR: a PC RR retomará a realização de concurso público para carreiras de agente escrivão e áreas especializadas. De acordo com a PC RR, estudos são feitos com órgãos de controle para saber se deve ser realizada uma nova licitação ou termo aditivo ao contrato com a empresa Vunesp.

Concurso Polícia Civil AP: publicado em 2017, o último edital de concurso da PC AP ofertou 900 vagas para os cargos de Agente, Escrivão e Delegado. A FCC foi a organizadora do certame. O concurso segue vigente e não há previsão de que um novo aconteça, por enquanto.

Concurso Polícia Civil RO: comum déficit de mais de 4 mil servidores, a PC RO se vê pressionada pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia para realizar um novo concurso. Ainda não há previsão de que um novo edital seja publicado.

Concurso Polícia Civil Tocantins: o último concurso aconteceu em 2014 e teve sua validade estendida. Foram ofertadas vagas para Delegado, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista, Agente de Necrotomia e Médico Legista e Perito Criminal.

concursos policiais - agente penitenciário
Concursos Policiais – Agente Penitenciário

Concursos Policiais – Agente Penitenciário

Outra carreira que sempre oferta um número considerável de vagas é a função de Agente Penitenciário. Rotineiramente ouvimos no noticiário a falta de servidores nos presídios de todo o país, o que compromete o bom funcionamento do sistema penitenciário.

Dessa forma, sempre que há um novo edital de concurso para Agepen na praça, o número de oportunidades é sempre considerável. Nesta seção, você vai conferir os concursos policiais que estão previstos para acontecer para o cargo de Agente Penitenciário.

Conforme fizemos nas seções anteriores, separamos os concursos por região.

CURSOS PARA AGEPEN

Região Sudeste

Concurso Agente Penitenciário MG: quem sonha com a carreira de Agepen pode esperar pelo concurso de Minas Gerais que vai sair em breve. A administração pública já formou uma comissão que vai acompanhar os trâmites de realização do concurso. Não há previsão de edital até o momento.

Concurso Seap RJ: a realização de um novo concurso para Agente Penitenciário do Rio de Janeiro foi solicitada através de Ação Civil Pública impetrada pela Defensoria Pública do Estado. O último concurso foi realizado em 2012 com 800 vagas.

Concurso Agente Penitenciário SP: o último concurso para Agepen de São Paulo foi realizado em 2017. Foram ofertadas 1034 vagas. A banca organizadora do concurso foi a Vunesp. Há previsão de concurso para a Secretaria de Administração Penitenciária, mas para cargos do administrativo.

Concurso Sejus ES: com edital publicado em 2018, o concurso ofertou 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. O concurso foi marcado por polêmicas. A polícia chegou a descobrir fraude no concurso. Com edital vigente, não há previsão de que um novo edital para o cargo aconteça a curto prazo.

Região Centro-Oeste

Concurso Agente Penitenciário MT: o último concurso para a carreira foi realizado em 2016. Em agosto de 2017, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos instituiu uma comissão. A equipe vai acompanhar os trâmites de realização de um novo concurso.

Concurso Agente Penitenciário DF: autorizada, a Administração Penitenciária do DF poderá realizar um novo concurso muito em breve. A previsão é que sejam ofertadas 1.179 vagas. Dessas, 400 serão para contratação imediata e 779 de cadastro de reserva.

Concurso Agente Penitenciário GO: com edital publicado em 2019, o concurso ofertou 500 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. Com edital vigente, não há previsão de que um novo edital para o cargo aconteça a curto prazo.

Concurso Agepen MS: o último concurso para o cargo de Agepen do Mato Grosso do Sul foi realizado em 2016. Foram ofertadas 438 vagas. O Projeto de Lei 47/2020 deverá ser apreciado em plenário pelos deputados da AL MS em breve. O PL trata sobre a comprovação de idade no ato de inscrição para o concurso.

Região Sul

Concurso Depen PR: em maio, o Departamento Penitenciário do Paraná abriu um Processo Seletivo Simplificado para provimento de 1.394 vagas temporárias para Agente Penitenciário do estado. Com edital vigente, não  há previsão de que um novo edital para efetivos seja publicado a curto prazo.

Concurso Agente Penitenciário SC: novo concurso para a carreira de Agepen de Santa Cataria deve ofertar 600 vagas para a carreira. Último concurso foi realizado pela Fepese, em 2013, quando foram ofertadas 270 vagas para o cargo que exige formação em nível superior.

Concurso Susepe RS: com edital publicado em 2017, o Concurso Público para Agente Penitenciário do Rio Grande do Sul foi organizador pela Fundação La Salle. Foram ofertadas 100 vagas para a carreira que tem remuneração em torno dos R$ 4 mil.

Região Nordeste

Concurso Agepen AL: uma portaria publicada em fevereiro de 2020 indicou a publicação do edital para Agente Penitenciário de Alagoas em até 180 dias. A decisão indica, então, que o edital deve ser divulgado em agosto deste ano. O certame já tem comissão que trabalha na organização do concurso.

Concurso Agente Penitenciário Bahia: o STF indicou a necessidade de um novo concurso para agentes penitenciários na Bahia. Segundo o órgão, os dois últimos concursos não foram suficientes para suprir a necessidade de servidores na Administração Penitenciária do estado.

Concurso Agente Penitenciário CE: com último edital publicado em 2017, o concurso para Agepen do Ceará segue vigente até este ano. Foram ofertadas 1000 vagas. De acordo com o Portal da Transparência do Ceará, há 3.524 Agentes Penitenciários ativos.

Concurso Agente Penitenciário PB: segundo o governador da Paraíba, uma restruturação sobre o Plano de Carreira e de Remuneração para os Agentes Penitenciários segue entre as próximas ações do governo do estado. O último concurso aconteceu tem mais de 10 anos.

Concurso Agente Penitenciário PE: o Ministério Público recomendou que a Administração Penitenciária do estado a tomar providências para a realização de concurso. Segundo o MP, são precisos 6 mil agentes para recompor o quadro pessoal de servidores.

Concurso Agente Penitenciário PI: com edital publicado em 2016, a Secretaria de Justiça do Piauí não prevê concurso para Agente Penitenciário. Foram ofertadas 400 vagas para o cargo que tem remuneração de mais de R$ 6 mil.

Concurso Agente Penitenciário RN: aprovada em janeiro de 2020, a nova estrutura da carreira de Agente Penitenciário no Rio Grande do Norte já está fechada, o que vai promover a realização de novos concursos para a carreira. O último concurso foi realizado em 2017 e tem validade até 2021.

Concurso Sejuc SE: o último concurso realizado para o cargo de Agente Penitenciário de Sergipe foi em 2018 com a oferta de 100 vagas para a carreira. Dessas, 75 foram para candidatos do sexo masculino e 25 para candidatos do sexo feminino.

Concurso Seap MA: De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, um novo concurso estaria previsto para o ano de 2020. Mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, o edital pode levar mais tempo para ser publicado. Número de vagas e cargos contemplados na futura seleção ainda não foram divulgados.

Região Norte

Concurso IAPEN AC: o edital do concurso para Agente Penitenciário do Acre foi publicado este ano. Foram ofertadas 18 vagas imediatas mais cadastro de reserva. O IBADE foi a banca organizadora do certame. O concurso segue em andamento e não tem previsão de que um novo edital saia em breve.

Concurso IAPEN AP: o edital do concurso foi publicado em 2018 com a oferta de 550 vagas para o cargo de Educador Social e Agente Penitenciário. A FCC foi a banca organizadora do certame.

Concurso Agente Penitenciário AM: a Assembleia Legislativa do estado do Amazonas aprovou a criação da Polícia Penal. O último concurso para a carreira aconteceu há mais de 30 anos. Por conta disso, a categoria precisa da reposição de pessoal em caráter urgente.

Concurso Susipe PA: publicado em 2017, o edital do concurso ofertou 969 vagas para o cargo de Agente Penitenciário do Pará. A banca organizadora foi o AOCP. Com edital vigente, não  há previsão de que um novo edital seja publicado a curto prazo.

Concurso Agente Penitenciário RO: desde 2014 a Administração Penitenciária de Rondônia está sem concurso para Agente Penitenciário. Ainda não há previsão de quando um novo concurso deva acontecer para a carreira no estado.

Concurso Agepen RR: foi publicado o edital para Agente Penitenciário 423 vagas para o cargo de Agente Penitenciário do estado de Roraima. O cargo tem remuneração que gira em torno dos R$ 5 mil mais benefícios. As provas serão aplicadas em setembro.

Concurso Agente Penitenciário TO: a informação mais atual que temos é que em 2019, o Sistema Penitenciário de Tocantins nomeou os 202 candidatos aprovados no último concurso. Não há previsão nem indicativo de que um novo edital seja divulgado em breve.

Concursos Policiais - Detran
Concursos Policiais – Detran

Concursos Policiais – Detran

Mesmo relacionada à segurança no trânsito, os Detran’s não são considerados como órgãos de segurança pública de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal. De qualquer forma, relacionamos no artigo sobre concursos policiais as principais informações sobre os certames para os Departamentos de Trânsito de todo o país.

CURSOS PARA DETRAN

Região Sudeste

Concurso Detran ES: o Projeto de Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020 do Espírito Santo foi aprovado e, nele, constam recursos para a realização de concurso para o Detran ES. O certame está com comissão formada e deve ofertar 94 vagas. Dessas, 80 para Assistente de Trânsito e 14 para Analista de Trânsito.

Concurso Detran RJ: no Rio de Janeiro, o concurso para o Departamento de Trânsito vai depender de um novo plano de cargos e salários, segundo o que informou o órgão. O último edital foi divulgado em 2013 sob a organização do CKM Serviços Ltda. Foram disponibilizadas 800 vagas para a carreira de Assistente.

Concurso Detran SP: não há previsão de novo edital. O último concurso foi realizado em 2019 e segue vigente até 2021. Foram ofertadas 400 vagas e a FCC foi a banca organizadora do certame. O concurso foi homologado em dezembro do ano passado.

Concurso Detran MG: não há novidades sobre o concurso do Detran de Minas.

Região Centro-Oeste

Concurso Detran DF: desde 2018 o concurso do Detran DF segue na pauta do governo. A previsão orçamentária de concurso chegou a estar prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias. O último certame realizado pelo órgão foi em 2012, há sete anos, e ofertou 100 vagas para o cargo de Agente de Trânsito da carreira de Policiamento e Fiscalização de Trânsito.

Concurso Detran GO: realizado em 2014, o último concurso para o Departamento de Trânsito de Goiás ofertou 346 vagas para assistente e analista temporários. O contrato assinado com os aprovados durou três anos com direito a prorrogação. Não há indícios de novo seletivo.

Concurso Detran MT: realizado pela UFMT, o concurso ofertou 489 vagas efetivas e CR. Os cargos ofertados no edital foram para funções de Analista, Agente e Auxiliar do Serviço de Trânsito. Os salários iniciais no Detran do MT chegam a  R$ 6mil. Não há previsão de novo edital.

Concurso Detran MS: o último edital publicado para o Detran do Mato Grosso do Sul foi publicado em 2014 e já está com a sua validade expirada. Foram ofertadas 190 vagas para cargos de nível Médio e Superior do Departamento. O órgão segue sem previsão de realizar concurso.

Região Sul

Concurso Detran PR: está na Assembleia Legislativa do estado um pedido para que seja realizado um novo concurso para o Detran do Paraná. O último certame foi realizado em 2013 com a oferta de 706 vagas. Edital segue sem previsão de quando deve ser publicado.

Concurso Detran RS: realizado em 2013, o último concurso do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul venceu em 2017. O edital ofertou 216 vagas mais cadastro de reserva e ficou sob a organização da banca Fundatec. Não há previsão de novo edital.

Concurso Detran SC: sem concurso desde 2011, o Departamento de Trânsito de Santa Catarina não tem previsão de publicar novo edital de seleção. O último edital ofertou 55 novos técnicos administrativos. Não há indícios de que um novo concurso seja realizado.

Região Nordeste

Concurso Detran AL: há mais de 20 anos o Detran de Alagoas não publica edital de seleção de servidores. Em 2018, a PGE chegou a assinar um despacho solicitando ao gabinete da Casa Civil que fosse encaminhada a realização de novo certame. Porém, o processo está com trâmite parado.

Concurso Detran BA: o Detran da Bahia chegou a lançar edital de Processo Seletivo Simplificado no início deste ano, para ser mais preciso em março. Porém, a pandemia da COVID-19 fez com que a administração do Departamento suspendesse a realização de concurso.

Concurso Detran CE: a FUNACE foi a banca do último concurso do Detran do Ceará que aconteceu em 2017. Foram ofertadas 383 vagas para cargos de diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Salário final da carreira no Detran pode chegar até R$ 14 mil. Não há previsão de novo concurso.

Concurso Detran MA: o último edital publicado para o Detran do Maranhão foi publicado em 2017 e está previsto até 2021. Foram ofertadas 170 vagas mais Cadastro de Reserva divididas entre os cargos de Analista de Trânsito e de Assistente de Trânsito. O concurso segue válido e não há previsão de novo edital.

Concurso Detran PB: o último concurso foi realizado em 2012 com a oferta de 108 vagas para cargos de nível médio e superior. Não há definição de quando um novo concurso deve ser realizado para o Detran da Paraíba.

Concurso Detran PE: com 389 cargos vagos no Departamento, o último edital foi publicado em 2010. Só para Assistente de Trânsito, que exige formação em nível médio, são 257 cargos vagos. A Funcab foi a banca organizadora do último certame. Não há previsão de novo edital.

Concurso Detran PI: com validade expirada em 2015, o Detran do Piauí segue há cinco anos sem concurso. O último edital ofertou 22 vagas temporárias para as funções de nível médio e superior com remuneração que chega a R$ 4.500.

Concurso Detran RN: o edital do Departamento pode estar mais próximo de ser divulgado. Isso porque já existe uma comissão trabalhando na realização do novo concurso que ofertará vagas para cargos de Nível Médio e Superior. O último edital foi realizado em 2010 com 285 vagas.

Concurso Detran SE: o governo do estado reservou recursos e colocou no Plano Plurianual a realização de um novo concurso para o Departamento de Trânsito de Sergipe. Está prevista a oferta de 135 vagas, sendo 120 Assistentes de Trânsito e 15 Vistoriadores. Edital segue sem data prevista para ser divulgado.

Região Norte

Concurso Detran AC: o Detran do Acre chegou a realizar um concurso em 2009 para contratação efetiva. E, desde então, não renova seu quadro de servidores. A última seleção que o Detran fez foi feita em 2018, através de um Processo Seletivo Simplificado que ofereceu 20 vagas com até dois salários mínimos.

Concurso Detran AP: Um novo concurso para o Detran do Amapá está previsto na LOA de 2020. Porém, o edital deve demorar um pouco para sair por conta da pandemia do novo coronavírus, que travou processos administrativos em todo o país, bem como a realização de concursos que já estavam com edital publicado ou prestes a sair.

Concurso Detran AM: segundo o Portal da Transparência, há um déficit atual de servidores que gira em torno dos 300 servidores. Os salários variam entre R$ 1.500 e R$ 14 mil. Ainda não há previsão de que um novo concurso aconteça em breve.

Concurso Detran PA: o Detran do Pará já está com processos encaminhados para realização de um novo concurso. O seletivo já está com comissão formada, mas ainda não há definição de quantas vagas devem ser ofertadas e para quais cargos.

Concurso Detran RO: com edital publicado em 2014, o concurso venceu em 2018. Foram ofertadas 160 vagas para cargos que exigem formação em Nível Médio e Fundamental. O Idecan foi a organizadora do certame. Os salários no Detran RO chegam a R$ 5 mil.

Concurso Detran RR: há discussão interna indicando a realização de novo edital com a oferta 281 vagas. O último edital de concurso do Departamento em Roraima foi publicado ainda em 2009. Sua validade foi prorrogada por dois anos prorrogável por mais dois anos. Não há previsão de novo edital.

Concurso Detran TO: não há novidades sobre o concurso do Detran de Tocantins.

Concursos Policiais – comece já a sua preparação!

A Zero Um Concursos possui cursos direcionados para sua aprovação, nos concursos policiais, com professores altamente qualificados. Clique no botão abaixo e inicie agora mesmo sua preparação para ingresso na área policial. Aqui você tem a certeza do melhor negócio e garantia da aprovação para essa grande oportunidade de ingressar na carreira através dos concursos policiais.