Coronavírus (COVID-19): Veja quais concursos policiais adiaram etapas até agora!


O avanço da pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil provocou uma série de adiamentos nos concursos do país. Diversos certames das polícias militares e civis e da Polícia Federal tiveram etapas e cursos de formação cancelados nos últimos dias devido decretos quem proíbem a realização de eventos com a aglomeração de pessoas. Por isso, o Zero Um Concursos preparou um levantamento com todos os concursos policiais que sofreram alterações em seus cronogramas. Confira a lista (que será atualizada com adiamentos posteriores) dos processos seletivos que tiveram etapas suspensas ou adiadas:

Polícia Federal
A PF cancelou o início do seu curso de formação de peritos, agentes e delegados, que deveria acontecer de 17 de junho a 8 de novembro, na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília/DF. Ainda sem data definida para o retorno da formação.

Polícia Civil do Distrito Federal
O Cebraspe/CESPE, banca organizadora do concurso PC-DF, anunciou o cancelamento da prova para o cargo de escrivão em 12 de março, três dias antes da data prevista para a prova, 15 de março. Quase 53 mil candidatos participariam do exame para concorrer as 300 vagas disponíveis. Ainda não foi definida nova data para o processo seletivo.

Polícia Civil do Rio de Janeiro
Antes previstos que fossem publicados em março, os editais para o concurso público da PC-RJ para os cargos de delegado, inspetor, investigador, perito legista, perito criminal, técnico de necropsia e auxiliar de necropsia possivelmente serão divulgados em maio. A informação é do secretário da PC-RJ, delegado Marcus Vinícius Braga, que confirmou nas suas redes sociais que “nem em março, nem em abril”, os editais serão publicados, apesar de já estarem prontos.

Polícia Civil do Paraná
A PC-PR estendeu o prazo para a publicação do edital do seu concurso devido o Covid-19. Em reunião realizada no dia 17 de março ficou definido que o edital para seleção de delegados de polícia, investigadores e papiloscopistas será lançado até o final de junho. Anteriormente, o prazo era até 31 de março.

Polícia Militar do Distrito Federal
A PM-DF suspendeu a entrega de documentos dos candidatos aprovados no concurso público de admissão ao Curso de Formação de Praças (CFP) com as graduações de músicos, especialistas e combatentes. Sem previsão para novas datas de entrega.

Polícia Civil do Espírito Santo
A PC-ES suspendeu temporariamente a aplicação do exame psicológico do concurso destinado ao preenchimento de 180 vagas para cargos de níveis médio e superior. De acordo com o comunicado, ainda não existe previsão de data para o retorno do processo seletivo.

Polícia Militar de Minas Gerais
A PM-MG suspendeu a realização da prova objetiva do seu concurso para Oficiais no dia 23 de março. A primeira fase, que seria realizada em 5 de abril, agora não possui data para acontecer

Polícia Militar da Paraíba
A PM-PB adiou a terceira fase do seu concurso para oficiais. A informação foi divulgada pela corporação no dia 24 de março. A terceira fase da seleção consistia na entrega dos exames de saúde e estava prevista para acontecer no dia 1º de abril. Ainda não há previsão para o retorno do processo.

Polícia Militar do Piauí
A PM-PI suspendeu seu processo seletivo para o Serviço Auxiliar Voluntário na área administrativa. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 23 de março. A primeira fase aconteceria em 26 de abril. As novas datas deverão ser divulgadas em breve.

Voos remarcados sem multas
Um termo assinado entre a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública permitirá que concurseiros prejudicados pelas mudanças devido ao coronavírus possam remarcar seus voos sem custos adicionais.

A medida só vale para casos afetados pela pandemia do COVID-19. Os passageiros que tiverem adquirido as passagens até 20 de março poderão remarcá-las sem custos adicionais para voos entre 1º de março e 30 de junho de 2020, respeitada a mesma origem e destino.

Estudando para concursos das carreiras policiais? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem conta com uma metodologia diferenciada e aprovou os primeiros colocados no concurso policial mais concorrido do país: a Polícia do Senado!