Atualizado: confira os concursos policiais adiados devido ao coronavírus

O avanço da pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil provocou uma série de adiamentos nos concursos do país. Diversos certames tiveram etapas canceladas devido aos decretos que proibiram a realização de eventos com aglomeração de pessoas.

Por isso, a equipe de jornalismo da Zero Um Concursos preparou um levantamento com todos os concursos policiais que sofreram alterações em seus cronogramas. Confira a lista (que será atualizada com adiamentos posteriores) dos processos seletivos que tiveram etapas suspensas ou adiadas:

Departamento Penitenciário Nacional

O concurso do Depen foi adiado no dia 7 de agosto. Assim, a seleção para os cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal e de Agente Federal de Execução Penal está oficialmente suspenso e sem data prevista para acontecer.

Agente Penitenciário Roraima

O concurso para o cargo de Agente Penitenciário da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania de Roraima (Concurso Agepen RR) teve suas provas adiadas no dia 15 de setembro, pelo Instituto AOCP, banca organizadora.

Polícia Civil do Distrito Federal

Escrivão: O Cebraspe, banca organizadora do Concurso da PCDF, anunciou o 1º cancelamento da prova para o cargo de escrivão em 12 de março, três dias antes da data prevista, 15 de março. Somente em agosto as provas foram remarcadas para acontecer em 17 de outubro, mas não por muito tempo. No dia 14 de setembro aconteceu o 2º adiamento, e o concurso segue sem data prevista para acontecer.

Agente: Logo após o encerramento do prazo para as inscrições, veio o balde de água fria nos candidatos do concurso para o cargo de agente da PCDF: as provas estavam canceladas. Anteriormente prevista para ser realizada no dia 18 de outubro, ainda não existe nenhuma data para o retorno do certame, que poderá ser continuado apenas em 2021. 

Polícia Civil do Paraná

O concurso da PCPR foi oficialmente adiado no dia 22 de junho, após reunião entre a Comissão do Concurso e a UFPR. A prova objetiva do certame estava marcada para acontecer em 26 de julho. Ainda não existe data prevista para a provas de delegados de polícia, investigadores e papiloscopistas.

Polícia Militar do Paraná

A PMPR e a UFPR decidiram adiar as provas de soldado PM e Corpo de Bombeiros  do Concurso PMPR no dia 20 de maio. A nota da PMPR, publicada no dia 20 de maio, deixou claro que as provas foram suspensas, e não canceladas, o que possibilitaria uma melhor preparação para os candidatos.

Polícia Civil do Espírito Santo

A PCES suspendeu temporariamente a aplicação do exame psicológico do concurso destinado ao preenchimento de 180 vagas para cargos de níveis médio e superior. De acordo com o comunicado, ainda não existe previsão de data para o retorno do Concurso PCES.

Polícia Militar de Minas Gerais

A PMMG suspendeu a realização da prova objetiva do seu concurso para Oficiais no dia 23 de março. A primeira fase, que seria realizada em 5 de abril, agora não possui data para acontecer.

Polícia Militar da Paraíba

A PMPB adiou a terceira fase do seu concurso para oficiais. A informação foi divulgada pela corporação no dia 24 de março. A etapa consistia na entrega dos exames de saúde e estava prevista para acontecer no dia 1º de abril. Ainda não há previsão para o retorno do processo.

Voos remarcados sem multas

Um termo assinado entre a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública permitirá que concurseiros prejudicados pelas mudanças devido ao coronavírus possam remarcar seus voos sem custos adicionais.

A medida só vale para casos afetados pela pandemia do COVID-19.  Em caso de cancelamento do voo originalmente programado para o período entre 19 de março e 31 de dezembro de 2020, é possível remarcar uma vez a passagem aérea, sem ônus, mantidas as condições aplicáveis ao serviço contratado (mesma origem, destino e sazonalidade, dentro do intervalo de validade da passagem).

A Zero Um Concursos possui cursos direcionados para sua aprovação, com professores altamente qualificados. Clique no botão abaixo e inicie agora mesmo sua preparação para ingresso na área policial. Aqui você tem a certeza do melhor negócio e garantia da aprovação para essa grande oportunidade.