Diretor da PCDF aponta novidades em breve sobre concurso de escrivão!

Usuário assíduo do Instagram, o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, delegado Robson Cândido, voltou a comentar sobre o concurso para o cargo de escrivão, que teve suas provas adiadas em março deste ano devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19). De acordo com o delegado, a PCDF está aguardando o Cebraspe/Cespe, banca organizadora do certame, remarcar a data da prova objetiva.

“Estamos aguardando a Cebraspe remarcar a data (escrivão). Acredito que em breve teremos notícias animadoras. Estamos trabalhando para reduzir os prazos legais e nomear todos o quanto antes”, comentou.

Provas para Escrivão

O diretor-geral já havia comentado, no dia 13 de junho, sobre as provas de escrivão, inicialmente marcadas para 15 de março mas adiadas devido o coronavírus (Covid-19). “A prova estava marcada, mas tivemos essa situação mundial que nos impediu de realizá-la. Acredito que tão logo isso acabe, nós iremos realizar as provas tanto para escrivão e agente. Nós queremos realizar as duas provas o mais rápido possível”.

Perguntado se ambas as provas poderiam acontecer na mesma data, ele disse que a PCDF ainda estuda a melhor maneira de aplicar os testes, mas se mostrou contrário à ideia. “Tudo vai depender dessa pandemia. Sei da dificuldade das pessoas, principalmente das de fora que vão vir prestar esses dois concursos, então no que depender da gente para facilitar a vida delas em relação a essas duas provas vamos ter esse cuidado”, comentou.

View this post on Instagram

Sigam @delegadorobsoncandido

A post shared by Lúcio Valente (@vouserdelegado) on

Sobre o conteúdo pragmático das provas, o delegado disse que será um edital amplo, sem foco em conteúdo jurídico. Em relação à concursos para outras carreiras, como delegados, peritos e papiloscopistas, ele comento que no momento não existe previsão para concurso, mas que com o elevado número de aposentadorias será necessário a realização de novas seleções posteriormente.

Outras notícias!

Fique ligado nas últimas notícias publicadas pela equipe de jornalismo da Zero Um Concursos.

  • CURSO PCDF
  • Concursos para Polícias Civis
  • Concurso Polícia Civil SP
  • Concurso Polícia Civil RN
  • Concurso Polícia Civil RJ
  • Concurso Polícia Civil ES

    Concurso PCDF – déficit de servidores

    A Polícia Civil do Distrito Federal sofre com um déficit de servidores, de acordo com o diretor-geral da PCDF. E uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o gestor informou que pelo menos metade dos cargos disponíveis na corporação estão ocupados.

    Segundo ele, o número de vagas abertas para a Polícia Civil nos dois concursos, para Escrivão e Agente deve suprir a necessidade da corporação no curto e longo prazo. Segundo Robson, são “2.100 vagas. Eu acho que nós não teremos um concurso desse tamanho por muitos anos”.

    Concurso PCDF – banca Cebraspe

    Como tradicionalmente realiza concursos no Distrito Federal, a banca organizadora do concurso PCDF para o cargo de Agente será o Cespe/Cebraspe. O contrato com a instituição já foi assinado e o próximo passo será a publicação do edital.

    O extrato de contrato foi publicado ainda no mês de abril deste ano. Na oportunidade em que o contato foi assinado, Robson Candido chegou a dizer que a prova objetiva seria realizada entre o fim de setembro e meio de agosto.

    Cargos vagos na PCDF

    Segundo último levantamento de outubro deste ano, há vacância de 3.176 postos de Agente, de um total de 5.469 ocupados.

    Quais serão as etapas do concurso PCDF?

    Composto de sete etapas, os candidatos às vagas de agente e escrivão passarão pelas seguintes fases:

    • Prova Objetiva
    • Prova Discursiva
    • Prova Prática (apenas para Escrivão)
    • Avaliação Médica
    • Avaliação Psicológica
    • Prova de Capacidade Física
    • Investigação Social
    • Avaliação de Títulos
    • Curso de Formação

    Prova Objetiva da PCDF

    Assim como aconteceu no último concurso, em 2013, os candidatos ao cargo de Agente da PCDF tiveram 4 horas e 30 minutos para responder a prova. Composta de 120 questões, cada uma com peso 1,0, as foram elaboradas para que os candidatos julgassem como CERTO ou ERRADO.

    Disciplinas cobradas no concurso PCDF

    • Língua Portuguesa
    • Noções de Informática
    • Raciocínio Lógico
    • Atualidades
    • Noções de Direito Constitucional
    • Noções de Direito Administrativo
    • Noções de Direito Penal
    • Noções de Direito Processual Penal
    • Legislação Específica
    • Legislação Penal Extravagente

    A prova discursiva da PCDF

    A pontuação máxima da prova discursiva foi de 40,00 pontos e consistiu na produção de uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando temas relacionados a parte específica do cargo.

    Concurso PCDF – o TAF

    A prova de capacidade física, de caráter unicamente eliminatório, visa avaliar a capacidade do candidato, com deficiência ou não, para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional.

    Além disso, o TAF é importante para medir o nível de capacidade física do candidato para o desempenho das tarefas típicas da categoria funcional.

    Foram convocados para a prova de capacidade física todos os candidatos aprovados na prova discursiva. Para ser apto ao cargo, os candidatos tiveram que passar por quatro testes, com exigência diferente entre candidatos de sexo feminino e masculino.

    Para serem aprovados, os candidatos tiveram que cumprir o mínimo exigido nos exercícios.

    • Barra
    • Abdominal
    • Meio-Sugado
    • Corrida de 12 minutos

    Teste da Barra

    Os candidatos de ambos os sexos são submetidos ao teste de barra, mas com modalidades diferentes. Os candidatos do sexo masculino precisam fazer, no mínimo, três repetições do exercício. Já os candidatos do sexo feminino precisaram ficar suspensas na barra por 10 segundos.

    Teste da Abdominal

    No teste de abdominal, os candidatos tiveram apenas um minuto para cumprir o exercício. A exigência, dentro desse prazo, era que o candidato do sexo masculino fizesse, no mínimo, 38 repetições. Candidatos do sexo feminino precisariam de no mínimo 29 repetições para serem aprovados no teste.

    Teste Meio-Sugado

    Também com duração máxima de um minuto, os candidatos tiveram que executar o teste dentro do período cumprindo o número mínimo de repetições. Para o candidato do sexo masculino, o número mínimo exigido foi de 22 repetições. Já para a candidata do sexo feminino, o número mínimo para ser aprovado foi de 17 repetições.

    Corrida de 12 minutos

    O último teste exigia que os candidatos percorram uma distância mínima dentro do prazo de 12 minutos estabelecido no edital. Não havia segunda chance para este teste. O candidato que não atingisse o percurso dentro do período de 12 minutos estava automaticamente eliminado.

    Para ser aprovado, o candidato do sexo masculino teria que atingir a distância mínima de 2.400 metros em 12 minutos. Já a candidata do sexo feminino, que não atingisse a distância mínima de 2.000 metros, estava eliminada.

    Comece a estudar agora!

    A Zero Um Concursos possui cursos direcionados para sua aprovação, com professores altamente qualificados, consultorias online e aulas presenciais. Clique no link abaixo e inicie agora mesmo sua preparação para ingresso na área policial. Aqui você tem a certeza do melhor negócio e garantia da aprovação para essa grande oportunidade.

    Consultorias Online

    Cursos Online

DETALHES SOBRE O CONCURSO

Instituição: Polícia Civil do Distrito Federal
Banca organizadora: Cebraspe
Cargo: Escrivão
Escolaridade: Nível Superior
Vagas: 300
Remuneração: R$ 8.284,55
Área: Policial
Teste de Aptidão Física: Sim
Redação Discursiva: Sim
Situação: Prova Objetiva ADIADA
EDITAL

Cursos PCDF