Diretor-geral da Polícia Federal diz que edital sai em dezembro!

O edital para o Concurso Polícia Federal com 2.508 vagas será publicado em dezembro. A informação foi dada em primeira mão pelo diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza, durante uma live realizada pela Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) nesta quinta-feira (6).

“Ainda este ano divulgaremos o edital do novo concurso, e se tudo der certo, com o curso de formação iniciado no final do ano que vem, já que nosso concurso é longo, um ano em razão das etapas, mas entraríamos em 2022 com o maior efetivo da história da Polícia Federal”, disse.

Outra bandeira defendida pelo diretor-geral durante a live (assista abaixo) foi a criação de um projeto de lei que permita que a Polícia Federal realize concursos regulares, a cada dois anos, para preencher seus quadros continuamente.

“Tivemos conversas com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para tentar realizar concursos a cada dois anos. Teríamos concursos menores, mas permitindo uma oxigenação continua no efetivo da PF, comentou Rolando de Souza.

Pedido atual de 2.508 vagas

De acordo com fontes internas da PF foram acrescidas mil novas vagas ao pedido de 1.508 vagas inicialmente solicitado ao Ministério da Economia. Assim, serão 2.508 vagas, sendo 2.000 para policiais, de nível superior, e 508 para agente administrativo, de nível médio.

Assim, se confirmado o acréscimo, a divisão entre os cargos ficaria da seguinte forma: 1.016 para vagas para o cargo de agente, 600 para escrivão, 508 para agente administrativo, 300 para delegado e 84 para papiloscopista.

Bolsonaro confirmou realização do concurso

Após o ministro da Justiça e Segurança Pública anunciá-lo em 31 de julho, foi a vez do presidente Jair Bolsonaro confirmar a realização do certame nas redes sociais no dia 2 de agosto.

Bolsonaro divulgou a contratação dos novos policiais como uma medida do Governo Federal no combate à corrupção.

Na noite do dia 31 de julho o ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça havia revelado ao programa “Pingo nos Is” a existência de estudos concretos para a realização de um novo concurso da PF com 2 mil vagas.

De acordo com o ministro, o tema foi pauta de uma reunião entre ele, o presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Estamos preparando os tramites para abrir o concurso da Policia Federal. Vamos ter o maior efetivo da história, justamente para o combate à criminalidade organizada”, afirma”. (Assista abaixo)

Fenapef faz ressalva sobre divisão das vagas

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) comemorou a informação do novo concurso, mas ressaltou que a distribuição das 2 mil vagas policiais deve ser discutida de forma mais ampla.

“Nós, da Fenapef, parabenizamos a ação, tendo em vista que é uma necessidade real para a corporação, mas é importante lembrar que ainda precisamos debater a distribuição e a proporção dos cargos”, disse o comunicado da entidade nas suas redes sociais.

PF havia solicitado 1.508 novas vagas em junho

Diante da necessidade de Policiais Federais em atuação, em junho o DPF solicitou ao Ministério da Economia a realização de mais um concurso público. O documento enviado ao ME pede 1.508 novas vagas para as carreiras policial e administrativa.

Últimos concursos da Polícia Federal

Realizado em 2018 sob a organização do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), o último concurso Polícia Federal ofertou 500 vagas para as carreiras policiais. As vagas foram distribuídas assim: Agente (180), Delegado (150), Escrivão (80), Perito (60) e Papiloscopista (30).

A banca escolhida para organizar o concurso foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Foram aplicadas provas objetiva, discursiva, exame de aptidão física, prova prática de digitação, avaliação médica, avaliação psicológica, avaliação de títulos, prova oral, investigação social e curso de formação.

Na área administrativa, o último edital é de 2013, quando foram oferecidas 566 vagas em cargos dos níveis médio e superior da área administrativa. Este concurso perdeu a validade em 2 de junho de 2018. Para o nível superior, as chances foram todas para o DF, nos cargos de engenheiro, assistente social, contador, administrador, psicólogo e arquivista.

Estudando para concursos das carreiras policiais? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem conta com uma metodologia diferenciada e aprovou os primeiros colocados no concurso policial mais concorrido do país: a Polícia do Senado! 

DETALHES SOBRE O CONCURSO

Instituição: Polícia Federal
Banca organizadora: a definir
Cargos: Agente Administrativo, Agente, Delegado, Escrivão e Papiloscopista.
Escolaridade: Níveis Médio e Superior
Nº de vagas: a definir (2.508 estimadas)
Remuneração: a partir de R$4.746,16
Situação: SOLICITADO
Previsão edital: 2020
CURSO PF

Baixe os Editais anteriores
Edital Agente Administrativo
Edital área Policial