Confira dicas preciosas para estudar em casa

Em tempos de pandemia do Coronavírus (Covid-19), onde o isolamento social se faz cada vez mais necessário, a Zero Um Concursos preparou algumas dicas para você ter no ambiente doméstico um poderoso aliado na tão buscada aprovação. Estudar em casa pode parecer simples, mas esconde diversas armadilhas que podem acabar minando a rotina daqueles que não se organizam da forma correta. Confira alguns bons conselhos que podem fazer a diferença nessa hora!

Estudo como hábito, e não obrigação

Coloque os estudos no topo das suas prioridades diárias, de forma que isso se transforme em hábito e não obrigação. Separe um horário fixo para isso e tente estudar sempre nessa faixa de tempo.  Ao se habituar, você conseguirá reter informações de maneira mais natural. Se for tratado apenas como obrigação, o esforço será mais pesado e até mesmo improdutivo.

Organize o tempo

Além do espaço, organizar o tempo é fundamental para estudar em casa. Crie seu cronograma com horários e carga horária, mas sempre respeitando a sua rotina e limites físicos. Faça uma lista diárias com tarefas a cumprir, isso ajuda a driblar a procrastinação, e não esqueça de se alimentar e se hidratar adequadamente.

Planeje a semana

Organizar seus estudos é fundamental para analisar o seu desempenho, corrigir suas deficiências e indicar pontos que possam ser corrigidos. Por isso é tão importante montar um planejamento semanal, estipulando as matérias estudadas por dia, o tempo de cada uma delas, a rotina de exercícios e revisões e o balanço de resultados. Com esse planejamento, é possível tabular resultados, avaliando o que deu certo e errado e como a rotina de estudos deverá continuar até o dia das provas.

Prepare um lugar de estudos

Ter um lugar organizado, bem iluminado e com uma cadeira confortável ajudará bastante. Pode parecer besteira, mas a partir do momento em que você estabelecer um lugar próprio para estudar, seja no quarto ou na sala, seu cérebro irá reconhecer que aquela é a hora dos estudos. Outro fator importante é o silêncio, precioso para a concentração. Por isso, evite o quanto puder lugares barulhentos e busque um cantinho onde você possa focar sua mente apenas em aprender.

Separe o material necessário

Tenha sempre perto das mãos os seus materiais. Isso poupa tempo e evita que você se distraia ao procurar algo. Separe um lugar para apostilas, livros, anotações, lápis e marcadores e assim que encerrar seus estudos diários reorganize tudo no mesmo local em que estavam. Ao tornar-se hábito, a organização irá ajudar bastante no seu aprendizado.

Desconecte-se

Corra de tudo aquilo que te distrai e faz com que seu tempo escorra pelos dedos. Desligue a televisão. Desconecte o Netflix e nem pense em ligar o vídeo game. Outro vilão poderoso é o celular: deixe ele afastado e fuja da tentação de dar uma espiada nas redes sociais. Nada de olhadinhas no WhatsApp, Instagram, Facebook ou Twitter durante os estudos. Deixe para usá-los durante os intervalos ou após terminar de revisar a matéria do dia.

Escute músicas

A música pode ser uma aliada poderosa na sua rotina de estudos. Escolha a trilha sonora que te agrada e faça dela uma ferramenta para ajudar sua concentração! Se possível, escolha músicas instrumentais ou com letras desconhecidas, assim evita-se cantá-las, o que pode distrair seu raciocínio. Uma dica pessoal é abusar de trilhas sonoras de filmes e jogos, essas últimas criadas especialmente para que os jogadores se concentrem enquanto jogam.

Anote tudo

Sempre anote dados importantes, recomendações, dicas de professores e, principalmente, duvidas. Assim, você poderá memorizar o conteúdo e consulta-lo em outros momentos. Ao assistir aulas e fazer exercícios, transcreva tudo que lembrar e separe as anotações por temas, assim ficará mais fácil revisar o assunto lecionado pelo professor.

Descanso é fundamental

Está com matéria atrasada e pretende tirar o tempo perdido com urgência? a ideia de estudar feito sem intervalos e no máximo de tempo possível é tentadora, mas o desgaste físico e mental irá jogar contra você. Uma hora o cérebro não consegue absorver mais informações, sendo necessário um tempinho de descanso para deixa-lo pronto pra outra rodada de estudos. Isso ajudará consideravelmente na memorização dos conteúdos.