Nomeações podem acelerar novo concurso da PMERJ

O próximo Concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) pode acontecer em breve. Um dos últimos empecilhos foi derrubado nesta sexta-feira (7), quando o governador Wilson Witzel (PSC), assinou a autorização para a convocação de 400 candidatos aprovados no último certame da PMERJ, em 2014.

Post do governador carioca sobre a convocação dos 400 aprovadosAssim, conforme revelado pelo Secretário de Estado da PMERJ, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, durante live realizada no início de julho (assista abaixo), a corporação agora poderá realizar o novo concurso, já que todos os remanescentes da seleção de 2014 foram convocados.

Como o estado do Rio de Janeiro passar por uma grave crise financeira e faz parte do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), do Governo Federal, os órgãos estaduais só poderão preencher cargos vagos por motivos de aposentadorias, mortes ou exonerações desde 2017, ano da assinatura do RRF.

Estudos para o novo concurso PMERJ já foram iniciados

O porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, assegurou em junho de 2020 que os estudos de um novo concurso para soldados já haviam começaram. No último dia 18 de junho ele recomendou que os interessados continuem estudando, pois um novo edital se aproxima.

“Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso”, detalhou Fliss.

Déficit de policiais é crescente

À espera de novos concursos PMERJ, a Polícia Militar do Rio apresenta cerca de 30 mil soldados a menos que o determinado em lei. A corporação deveria ter 37.541 profissionais na função, porém conta com apenas 7.380. Os dados são de um levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro de 2019.

Detalhes concurso PMERJ

  • Concurso: Polícia Militar do Rio de Janeiro
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargo: Soldado
  • Escolaridade: Nível médio 
  • Número de vagas: 12 mil
  • Remuneração: até R$ 3 mil
  • Situação: ANUNCIADO
  • Previsão p/ publicação do edital: 2020
  • Link do último edital

A Zero Um Concursos possui cursos direcionados para sua aprovação, com professores altamente qualificados. Clique no botão abaixo e inicie agora mesmo sua preparação para ingresso na área policial. Aqui você tem a certeza do melhor negócio e garantia da aprovação para essa grande oportunidade.

Detalhes do concurso PMERJ

Concurso: Polícia Militar do Rio de Janeiro
Banca organizadora: a definir
Cargo: Soldado
Escolaridade: Nível médio
Número de vagas: 2 mil
Remuneração: até R$ 3,3 mil
Situação: ANUNCIADO
Previsão p/ publicação do edital:
Link do último edital