Resumo das notícias de 30 de agosto até 6 de setembro

Cultura

Mesmo em meio à pandemia, começa o Festival de Veneza

O Festival Internacional de Cinema de Veneza será o primeiro evento do gênero a acontecer de forma presencial após cancelamentos e adiamentos causados pela Covid-19. Ao contrário do que ocorreu com o Festival de Cannes, que foi cancelado, o Festival de Veneza ocorre do dia 2 de setembro até o dia 12 de setembro. “Coração do festival, neste caso, são os filmes que concorrem ao Leão de Ouro de melhor filme.

Em 2020, eles são 18 – apenas um pouco menos do que o normal, mas com uma seleção mais variada do que de costume. Há ainda visivelmente menos produções americanas na lista, já que muitos dos principais lançamentos de Hollywood tiveram suas estreias adiadas devido à pandemia. Há ainda significativamente mais filmes de cineastas mulheres na lista. Embora tenha havido duras críticas à falta de paridade de gênero nos últimos anos, nesta edição, elas assinam a direção de oito das 18 produções.

Representando o Brasil está o documentário Narciso em Férias, que trata sobre a prisão do cantor Caetano Veloso em 1968. No longa, o músico faz revelações inéditas sobre os 54 dias que passou encarcerado durante a ditadura militar.  Dirigido por Renato Terra (Uma noite em 67) e Ricardo Calil (Cine Marrocos), Narciso em férias será exibido em uma mostra à parte, fora, portanto, da competição pelo Leão de Ouro deste ano.”

Economia
PIB brasileiro tem queda recorde de 9,7% no segundo trimestre

Fonte: DW Brasil

 A economia brasileira registrou uma retração de 9,7% no segundo trimestre de 2020 em relação aos primeiros três meses do ano, por conta dos efeitos econômicos da pandemia. Em relação ao segundo trimestre de 2019, o PIB caiu 11,4%. “Ambas as taxas representam as retrações mais intensas da série iniciada em 1996, divulgou o IBGE nesta terça-feira (1º/09). Com as duas quedas recordes, o PIB brasileiro voltou ao mesmo patamar do final de 2009, quando sofria os impactos da crise financeira global de 2008. O recorde de retração econômica espelha os efeitos da pandemia do novo coronavírus, que não poupou nem mesmo as principais economias do mundo. No final de agosto, a Alemanha, a maior economia da Europa, divulgou o maior declínio de sua produção econômica da história – tendo, assim como o Brasil, registrado queda de 9,7% em relação ao trimestre anterior. Em comparação ao segundo trimestre de 2019, a agropecuária apresentou um crescimento de 1,2%, o que pode ser explicado pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade, segundo o IBGE.”

Internacional

EUA se recusam a pagar o que devem à OMS, após anunciar retirada da organização

Após anunciarem a sua saída da Organização Mundial da Saúde (OMS), os EUA anunciaram que não pagarão os US$ 80 milhões que devem à organização. Em vez disso, esse dinheiro será redirecionado ao pagamento de taxas devidas pelos Estados Unidos à ONU.

Joe Biden, rival de Donald Trump, nas eleições presidenciais de novembro, que conduzirão Trump à reeleição ou Biden à Casa Branca pela primeira vez, afirmou que revogará a decisão de Trump de retirar os EUA da OMS.

Durante a pandemia de Covid-19, Trump passou a acusar a OMS de ser um fantoche da China, argumento esse que tem justificado a retirada dos EUA da organização pelo atual presidente dos EUA.

Segurança

Número de policiais mortos e de pessoas mortas pela polícia cresce no Brasil

Fonte: Monitor da Violência

Registros de letalidade e vitimização policial apresentam alta no país mesmo com as medidas de isolamento social. Número de policiais mortos é 24% maior. Apenas Goiás não informa os dados.

Ao menos 3.148 pessoas foram mortas por policiais no primeiro semestre deste ano em todo o país. O número é 7% mais alto que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 2.934 mortes.

Os casos de policiais que morreram em serviço e fora de serviço também apresentaram alta nos primeiros seis meses deste ano. Foram 103 policiais mortos, contra 83 no ano passado, o que representa um aumento de 24%.

Os dados revelam que:

  • O Brasil teve ao menos 3.148 pessoas mortas por policiais no primeiro semestre deste ano – um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registradas 2.934 vítimas (sem contar Goiás em ambos os anos)
  • A taxa de mortes pela polícia ficou em 1,5 a cada 100 mil habitantes
  • O Rio de Janeiro é o estado com mais pessoas mortas no primeiro semestre: 775
  • O Amapá é o estado com a maior taxa de letalidade policial: 8,1 por 100 mil habitantes
  • O país teve 103 policiais assassinados nos primeiros seis meses do ano (24% a mais que em 2019, quando 83 oficiais foram mortos)
  • São Paulo é o estado com mais policiais mortos: 28
  • Rio de Janeiro tem a maior taxa de policiais mortos (0,5 por 1 mil policiais)

 

Questões com gabarito e comentários

Questão 01

O Festival Internacional de Cinema de Veneza é o segundo do Gênero que ocorrerá de forma presencial. Antes desse Festival, ocorreu o Festival de Cannes no mesmo formato.

Gabarito: Errado
Comentário: o Festival de Cannes foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19. O Festival de Veneza será o primeiro a ocorrer no formato presencial desde o início da pandemia.

Questão 02

Assinale a alternativa que indica o nome e a temática da produção brasileira que representará o Brasil no Festival de Veneza.

  1. a) Narciso em Férias – retrata a vida de Gilberto Gil no exílio durante o Regime Militar
  2. b) Narciso em Férias – retrata a prisão de Caetano Veloso em 1968
  3. c) Narciso em Férias – retrata a prisão de Paulo Coelho em 1968
  4. d) Narciso em Férias – retrata a prisão de Raul Seixas durante o Regime Militar

Gabarito: letra b
Comentário: Apesar de todos os nomes terem sido presos durante o Regime Militar (1964-1985), a temática do filme Narciso em Férias é claramente direcionada à prisão do cantor Caetano Veloso em 1968.

Questão 03

Uma das críticas que tem sido feitas ao Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2020 é o excesso de produções norte-americanas que participam do festival e a baixa participação de filmes dirigidos por mulheres.

Gabarito: Errado
Comentário: há menor participação de produções norte-americanas este ano e significativa participação de produções dirigidas por mulheres.

Questão 04

Em meio à pandemia de Covid-19, o PIB brasileiro apresentou surpreendente alta de 9,7% no segundo trimestre de 2020, em grande medida decorrente das medidas econômicas anticíclicas adotadas pelo governo federal.

Gabarito: Errado
Comentário: A economia brasileira registrou uma retração de 9,7% no segundo trimestre de 2020 em relação aos primeiros três meses do ano, por conta dos efeitos econômicos da pandemia.

Questão 05

A economia brasileira registrou uma retração de 9,7% no segundo trimestre de 2020 em relação aos primeiros três meses do ano, por conta dos efeitos econômicos da pandemia. Todos os setores da economia brasileira apresentaram retração.

Gabarito: Errado
Comentário: Em comparação ao segundo trimestre de 2019, a agropecuária apresentou um crescimento de 1,2%, o que pode ser explicado pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade, segundo o IBGE.

Questão 06

O recorde de retração econômica espelha os efeitos da pandemia do novo coronavírus, que não poupou nem mesmo as principais economias do mundo. No final de agosto, a Alemanha, a maior economia da Europa, divulgou o maior declínio de sua produção econômica da história.

Gabarito: Certo
Comentário: devido às medidas, como lockdown, adotadas pelos governos para controlar a pandemia e a desarticulação das cadeias globais de valor, as principais economias do mundo foram severamente atingidas pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

Questão 07

Assinale a alternativa que mais se adequa a justificativa de Donald Trump de retirar os EUA da Organização Mundial da Saúde.

  1. a) Os EUA argumentam que a OMS é um fantoche da União Europeia
  2. b) Os EUA argumentam que gastam muito dinheiro com a OMS para que a organização só atenda interesses russos
  3. c) Os EUA argumentam que a OMS acoberta interesses chineses
  4. d) Os EUA entendem que a OMS é uma organização completamente disfuncional

Gabarito: letra c
Comentário: para os EUA a proporção atingida pela pandemia de Covid-19 só foi possível graças à OMS ocultar dados reais sobre a pandemia com o intuito de proteger interesses chineses.

Questão 08

O candidato democrata à Presidência da República dos EUA Joe Biden afirmou que não revogará à decisão de Donald Trump de retirar os EUA da OMS, já que a organização serve a interesses chineses em detrimento de interesses dos EUA.

Gabarito: Errado
Comentário: Biden afirmou que revogará a decisão de Trump e manterá os EUA na OMC, caso seja eleito.

Questão 09

Sobre a violência no Brasil no primeiro semestre, o Rio de Janeiro é o estado que apresenta o maior taxa de policiais mortos.

Gabarito: Certo
Comentário: a taxa de policiais mortos no Rio de Janeiro é de 0,5 por 1 mil policiais.

Questão 10

Sobre a violência no Brasil no primeiro semestre, o Rio de Janeiro foi o estado onde mais pessoas foram mortas em ações policiais.

Gabarito: Certo
Comentário: O Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de casos. No total, 775 pessoas foram mortas por policiais nos primeiros seis meses deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, porém, o estado teve queda de mais de 12% nos registros; foram 885 mortes em 2019.