Seis concursos policiais com comissão e previsão de 5 mil vagas

Um levantamento feio pela equipe de jornalismo da Zero Um Concursos constatou que pelo menos seis órgãos possuem comissão formada preparando a realização de concursos com oportunidades para a carreira policial.

A previsão é que estes concursos ofertem pouco mais de 6 mil vagas para candidatos com formação em Nível Médio e Superior. De acordo com o levantamento, serão ofertadas 6.083 oportunidades.

Dentre os órgãos da área policial que possuem uma equipe de servidores atuando na realização de concursos estão as Polícias Civis dos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Além disso, a Polícia Militar do Mato Grosso também já formou uma comissão de concurso e prepara um novo concurso. Oportunidades para a carreira de Agente Penitenciário também estão no radar do concurseiro que sonha com a área policial.

As administrações penitenciárias dos estados de Alagoas e Pará também já possuem comissão organizadora de concurso tocando os trâmites de realização das próximas seleções.

Quantas vagas cada concurso ofertará?

A seguir você confere o número de vagas previstas em cada um dos órgãos que possuem comissão formada.

  • PM MT – 1200 vagas
  • PC AM – 424 vagas
  • PC RN – 301 vagas
  • PC SP – 2939 vagas
  • Agepen AL – 250 vagas
  • Susipe PA – a definir

Além desses, os concursos dos Dentran’s dos estados do Espírito Santo, Pará e Rio Grande do Norte também já instituíram comissão de concurso. Lembrando que os Departamentos do Trânsito não são considerados órgãos da segurança pública, embora atuem na segurança e normas do trânsito.

Qual o status de cada um desses concursos?

PC MT

Desde o ano de 2018, governo, secretaria de segurança e sindicato discutem a recomposição do quadro pessoal através do concurso PM MT. A comissão trabalha no concurso para o cargo de Oficial. Não há previsão de quando o edital vai sair.

PC AM

Um decreto assinado pelo governador do estado autorizou a realização de um concurso PC AM, mas ainda não há previsão de quando será publicado. O decreto indica que serão ofertadas 424 vagas. Confira para quais os cargos!

PC RN

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte vai realizar um novo concurso PC RN com a oferta de 301 vagas. Os processos de contratação da banca organizadora, inclusive, estão em estágio final. Saiba quais cargos constarão no edital clicando aqui.

PC SP

Com previsão de 2.939 vagas, o edital do novo concurso Polícia Civil SP já foi encaminhado pelo governo do estado. As oportunidades serão para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Agente. Saiba quando sai o edital.

Agepen AL

Uma portaria publicada em fevereiro de 2020 indicou a publicação do edital para Agente Penitenciário de Alagoas em até 180 dias. A decisão indica, então, que o edital deve ser divulgado em agosto deste ano. Confira detalhes!

Susipe PA

Previsto para acontecer ainda em 2020, o sistema penitenciário já definiu a comissão de licitação que atua na realização do concurso Susipe PA. Inclusive, a banca deve ser definida em breve. Saiba quantas vagas serão ofertadas.