Teste Meio Sugado: o que é e como acertar o exercício no TAF?

O Teste Meio Sugado é um dos exercícios que você não vai ver em todos os concursos públicos da área policial.

Para se ter uma ideia, ele só é cobrado nos concursos das Polícias Militares dos estados do Tocantins, Santa Catarina, Alagoas e Maranhão, além dos concursos das Polícias Civis dos estados do Mato Grosso e do Distrito Federal.

Candidatos de ambos os sexos são submetidos ao exame. Se você não conhece ou nunca ouviu falar no teste meio sugado, neste artigo você vai conferir como é a metodologia de execução e como os candidatos são avaliados nos Testes de Aptidão Física, TAF, dos estados em que esse exercício é aplicado.

Como é a execução do Teste Meio Sugado?

A metodologia de preparação e a execução do teste meio sugado deve obedecer aos seguintes critérios. Na posição inicial, o candidato deve posicionar-se de pé à frente do examinador.

Ao comando de “em posição”, o candidato tomará a posição de “sentido”, com os pés juntos e os braços estendidos ao lado do corpo, com as palmas das mãos junto à coxa, e aguardará a ordem de execução.

No momento da execução, o candidato deverá flexionar os joelhos (estando estes o mais próximo um do outro) e apoiar as mãos no solo por fora das pernas. Após esse movimento, o candidato deverá estender os joelhos para trás, tomando a posição de flexão de braço.

O segundo movimento é voltar a flexionar os joelhos para que eles fiquem unidos, e permanecer apoiando-se com as mãos no solo. Em seguida, o candidato deve retornar à posição inicial para completar o exercício.

A seguir você confere o passo a passo do movimento que deve ser realizado:

teste meio sugado execução

Cada execução começa e termina sempre na posição inicial. Dessa forma, somente retornando à posição inicial é que será contabilizada uma repetição do exercício para fins de avaliação.

É importante dizer, ainda, que será contado apenas o exercício completo, ou seja, se ao soar o apito para o término da prova o candidato estiver no meio da execução, esta não será computada.

Quanto tempo tenho para fazer o teste meio sugado?

É concedido ao candidato o prazo de 1 minuto para realizar o máximo de repetições possíveis do teste meio sugado. O candidato que não obtiver performance mínima está automaticamente eliminado do concurso.

Será concedida uma segunda tentativa ao candidato que não obtiver o desempenho mínimo na primeira. O tempo de descanso entre uma tentativa e outra é de 5 minutos para a realização da segunda tentativa inicial.

O que não pode fazer no teste meio sugado?

Não é permitido ao candidato durante o teste meio sugado:

  1. deixar de colocar as mãos no solo antes de lançar os membros inferiores para trás, ou seja, quando o candidato der um pulo com os membros inferiores para trás;
  2. não realizar todas as etapas previstas para a execução correta do exercício;
  3. dar ou receber qualquer ajuda física;
  4. utilizar qualquer acessório que facilite a realização do exercício.

Quantas repetições para ser aprovado no teste meio sugado?

Depende do concurso. Na Polícia Militar do Maranhão, por exemplo, para ser considerado aprovado, o candidato precisa fazer o mínimo de repetições sendo 12 para candidatos do sexo masculino e 8 para candidatos do sexo feminino.

Na Polícia Civil do Mato Grosso, o grau de exigência é maior. São exigidas 17 repetições para candidatas e 22 repetições para candidatos. Já na Polícia Civil do Distrito Federal, uma tabela correspondendo desempenho e pontuação estabelece a nota do candidato.

No caso da PCDF, o mínimo para ser aprovado é de 20 repetições do exercício para candidatos e 16 para as candidatas. O candidato que não atingir o mínimo de 50,00 pontos no teste de meio-sugado estará eliminado do concurso.

concurso pcdf taf teste meio sugado

Você pode gostar!

Comece a estudar agora!

A Zero Um Concursos possui cursos direcionados para sua aprovação, com professores altamente qualificados, consultorias online e aulas presenciais. Clique no link abaixo e inicie agora mesmo sua preparação para ingresso na área policial. Aqui você tem a certeza do melhor negócio e garantia da aprovação para essa grande oportunidade.